Labirintos do Fascismo

Labirintos do Fascismo João Bernardo


Compartilhe


Labirintos do Fascismo


Na encruzilhada da Ordem e da Revolta




Este livro não se propõe a ser a história ou uma teoria sobre o Fascismo, mas uma tentativa em trazer os aspectos do fascismo que tem sido amplamente ou inteiramente negligenciados do que se costumou escrever sobre o tema, seja por autores liberais, conservadores ou marxistas.
Bernardo apresenta quatro grandes polos no qual cada fascismo, em seu contexto national específico, oscila: o exército, conservadorismo, a igreja e o “fascismo radical”, que na Alemanha é geralmente chamado de “linke Leute von rechts” (“esquerdistas da direita”), os irmãos Strassers, os elementos “vermelhos-castanhos” que se vêem como (e são) mais genuinamente anticapitalistas que os movimentos de Hitler e Mussolini, dentro de um quadro nacionalista. Bernardo critica a maioria das principais interpretações Marxistas (como as de Guerin ou Trotsky) que tendem a minimizar o impact deste quarto elemento. O fascismo para João Bernardo é “um problema ainda não resolvido atualmente”, “o ponto nevrálgico das contradições do movimento dos trabalhadores”. Os labirintos são lugares onde “aqueles que iniciam como inimigos se perdem entre si mesmos".

Não-ficção / História / História Geral

Edições (2)

ver mais
Labirintos do Fascismo
Labirintos do Fascismo

Similares

(1) ver mais
Rethinking Antifascism

Resenhas para Labirintos do Fascismo (1)

ver mais
on 28/12/15


"Labirintos do Fascismo", de João Bernardo, é um grande livro. Tanto em tamanho (964 páginas!) como em conteúdo. É praticamente impossível em uma resenha que pretenda-se sucinta abordar todos os diversos aspectos importantes do livro. Por isso, de forma muito resumida, devo apenas esclarecer que o livro traz uma abordagem pormenorizada sobre o fascismo em seus diversos aspectos - ideológicos, artísticos, históricos - utilizando diversas informações não muito divulgadas para o grande pú... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Ralf
cadastrou em:
10/06/2015 17:49:58