Lazarilho de Tormes

Lazarilho de Tormes Anônimo do século XVI


Compartilhe


Lazarilho de Tormes





Narrativa anônima do século XVI, Lazarilho de Tormes constitui um marco no panorama da literatura universal. Inovador em numerosos aspectos, é uma das raízes do romance como gênero e, além disto, o fundador da picaresca espanhola. Divertida e por vezes comovente, a história do garoto Lázaro e das inúmeras artimanhas a que recorre em sua luta pela sobrevivência possui também, por trás de sua aparente simplicidade, um alto teor de crítica social, o que faria com que, poucos anos depois de seu surgimento, o livro fosse proibido pela Inquisição.

Embora se conservassem exemplares de três edições de 1554, a versão original nunca foi encontrada. Em 1992, porém, descobriu-se, escondida atrás de uma parede falsa de uma casa em Barcarrota, na Espanha, uma outra edição de 1554, impressa em Medina del Campo, e logo considerada por alguns especialistas como a que mais se aproximaria da princeps. Foi este texto, desconhecido durante séculos, que serviu de base para a presente edição - bilíngue, acompanhada de notas e estudo crítico — de Lazarilho de Tormes.

Ficção / Aventura / Crônicas / História / Infantojuvenil / Jovem adulto / Romance / Suspense e Mistério

Edições (5)

ver mais
A vida de Lazarilho de Tormes
Lazarilho de Tormes
A vida de Lazarilho de Tormes (Adaptado)
A vida de Lazarilho de Tormes

Similares

(66) ver mais
Baudolino
Baudolino
Baudolino
O Aventuroso Simplicissimus

Resenhas para Lazarilho de Tormes (5)

ver mais
on 20/7/14


Uma obra de 1554, de autoria anônima, cujo conteúdo segue atual e proporciona uma leitura fácil e fluída. Talvez não venha a agradar a muitos, mas aos que gostam de textos antigos, grande é a probabilidade de que tenham uma rica experiência com a leitura de O Lazarillo, ou Lázaro para quem dispensa sufixos do diminutivo, tão amados em línguas como o Português e o Espanhol. Trata-se da história de um homem que, ainda muito jovem, é dado como um 'criado' e vai passando a vida pelas m... leia mais

Estatísticas

Desejam43
Trocam2
Avaliações 3.9 / 156
5
ranking 35
35%
4
ranking 37
37%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 3
3%

33%

67%

Ricardo
cadastrou em:
01/03/2009 12:50:11
Leandro Godoy
editou em:
21/11/2016 10:14:57