Leitura subjetiva e ensino de literatura

Leitura subjetiva e ensino de literatura Annie Rouxel...


Compartilhe


Leitura subjetiva e ensino de literatura





Selecionados e traduzidos da obra francesa Le sujet lecteur: lecture subjective et enseignement de la littérature (Rennes: PUR, 2004), os artigos deste livro abordam questões que se encontram no cerne das discussões contemporâneas sobre ensino de literatura. A escolha feita dentre os artigos da obra original procurou ser útil ao leitor brasileiro, em especial aos profissionais da área de educação. O conjunto ganhou mais três ensaios inéditos de Annie Rouxel.

A partir de pontos de vista variados, tanto científicos quanto didáticos, abordam-se os espaços de liberdade efetivos de que desfrutam os leitores reais em face das obras que programam e codificam o modo como pretendem ser lidas. Assim, ao examinar o papel da escola nessa tensão entre os direitos do texto e os direitos do leitor, discute-se sobre o lugar, o estatuto e as formas que podem ter as experiências de leitura subjetivas das obras, do maternal à universidade, ao lado da necessária transmissão de conhecimentos sobre a literatura, sua história, seus códigos, seus rituais.

Enfrentar o desafio que as crianças e os jovens de hoje apresentam para o ensino – sejam leitores acostumados à linguagem literária contemporânea, sejam não leitores que precisam ser motivados pela escola, ou então leitores de outros suportes que já não têm familiaridade com o livro impresso – é uma das grandes contribuições que esta obra traz para o público brasileiro, principalmente para os professores.

Sobre os organizadores: Annie Rouxel é professora emérita em Língua e Literatura Francesas na Universidade Bordeaux 4.

Gérard Langlade é professor de Literatura Francesa na Université Toulouse 2, Laboratório de Letras, Linguagens e Artes.

Neide Luzia de Rezende é professora de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Edições (1)

ver mais
Leitura subjetiva e ensino de literatura

Similares


Resenhas para Leitura subjetiva e ensino de literatura (7)

ver mais
Leitura subjetiva e ensino de literatura
on 1/12/17


Leitura subjetiva e ensino de literatura Todos sabemos que os professores de literatura adotam métodos de ensino baseados na leitura obrigatória de obras clássicas. E, por conta disso afasta ainda mais a criança ou jovem da leitura literária. Muitos professores ainda ensinam literatura nos moldes do século XIX, ou seja, o leitor não tem nenhuma importância a obra ou o autor é que são importantes para eles. Nesse cenário, Leitura subjetiva e ensino de literatura apresenta uma importan... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 29
29%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Maura C.
cadastrou em:
11/12/2013 21:00:28