Lições de Literatura Russa

Lições de Literatura Russa Vladimir Nabokov


Compartilhe


Lições de Literatura Russa





Durante as décadas de 1940 e 1950, o escritor russo Vladimir Nabokov realizou em universidades americanas uma série de cursos sobre alguns dos pilares da literatura de seu país: Gógol, Turguêniev, Dostoiévski, Tolstói, Tchekhov e Górki.

Apenas em 1981 as aulas foram reunidas em livro nos Estados Unidos, graças ao editor Fredson Bowers, que organizou as anotações deixadas pelo autor de Lolita. Essas lições preciosas são agora publicadas pela primeira vez no Brasil.

Nabokov apresenta e analisa os principais livros e temas dos expoentes da literatura russa do século XIX e início do século XX, bem como seus métodos de criação. O escritor não se furta a revelar sua admiração por Tolstói e demais predileções: “Aquele que prefere Dostoiévski ou Górki a Tchekhov nunca será capaz de apreender a essência da literatura e da vida russas”.

Além de desfazer equívocos e chavões sobre a Rússia e seus autores, Nabokov transforma essas lições em exercícios de liberdade, opondo-se de maneira implacável e irônica aos dogmas da crítica literária e às ideologias políticas.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Lições de Literatura Russa

Similares

(47) ver mais
Lições de Literatura
Gênio
Confissões de um jovem romancista
A Memória Vegetal

Resenhas para Lições de Literatura Russa (1)

ver mais
Lições de literatura russa
on 13/1/15


Terminei essas "Lições de literatura russa" de Vladimir Nabokov ainda em outubro deste ano, mas decidi deixar para escrever um registro de minha leitura apenas agora, no final de ano, em meu balanço. Talvez seja porque eu tenha lido coisas interessantes de Nabokov nesse ano; ou por conta de uma bela história da Rússia que li e que me impressionou ou apenas porque já terminei um ano de leituras com um livro russo (em 2011 finalizei o ano com uma resenha de um livro de Joseph Brodsky). ... leia mais

Estatísticas

Desejam291
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 22
5
ranking 55
55%
4
ranking 32
32%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Sérgio Gondim
cadastrou em:
08/08/2014 16:04:24
Fernanda
editou em:
06/03/2015 18:16:58