Lili

Lili Noemi Jaffe


Compartilhe


Lili


novela de um luto




Ao trazer a morte da mãe para o centro deste relato, Noemi Jaffe, uma das principais vozes da literatura brasileira, expõe de forma brutal as feridas do luto e o que é possível fazer para vivê-lo.

Em fevereiro de 2020, aos 93 anos, falece Lili, sobrevivente do Holocausto, mãe de três filhas e viúva. Sua doença vinha se estendendo há tempos, mas isso não faz com que a dor de sua partida seja menor. A banalidade da causa, "uma infecção nos pés", é confrontada com um sentimento de descrença. Como é possível que aquela que sempre esteve presente não exista mais?

Com domínio narrativo único e uma honestidade perturbadora, Noemi Jaffe relata os primeiros dias após a perda da mãe, indo fundo em suas lembranças e seus anseios para produzir uma história sobre a morte, mas também sobre o que fica depois dela.

"À medida que escreve para combater o luto, Noemi torna mais e mais palpável a presença da mãe, recém-falecida. E quando o leitor vira a última página, o coração de Lili bate para sempre. Um livro tão comovente que chega a doer."
Joca Reiners Terron

"O que mais dói, quando perdemos alguém? Ao falar sobre a morte da mãe, este livro delicado de Noemi Jaffe consegue dar conta desse tema sem fim, a ausência. Acolher a memória como se fosse o colo onde você apoiou a cabeça desde sempre, até esse nunca mais. Guardar a voz, que já não diz seu nome. Saber o gosto da comida, que já não é servida. Reter o cheiro daqueles ventos só dela. E sorrir de novo, graças a tudo isso, se equilibrando nesse fio fininho, nessa película de ar."
Zélia Duncan

Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Lili

Similares

(2) ver mais
Notas sobre o luto
Filho da mãe

Resenhas para Lili (4)

ver mais
um roçar
on 28/8/21


terminando esse breve e lindo escrito de noemi, me vi deslocada de meu processo pessoal de luto - o qual parece que nunca estaremos inteiramente curadas - para enxergar com os olhos de outra filha a partida de sua mãe, dona lili, aos 93 anos no escrever - ato que certamente é, também, uma maneira de desaguar dores - noemi promove de maneira sincera e nebulosa, como sempre são as memórias, a reconstituição de um passado que sabe ser fruto da imaginação visitando ao que antecedeu a... leia mais

Vídeos Lili (1)

ver mais
Lili: Novela de um luto ?como é duro perder uma mãe ?de Noemi Jaffe

Lili: Novela de um luto ?como é duro perder u


Estatísticas

Desejam23
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 29
5
ranking 52
52%
4
ranking 45
45%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Jenifer
cadastrou em:
11/06/2021 12:32:16
Jenifer
editou em:
29/06/2021 14:38:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR