Lima Barreto: uma autobiografia literária

Lima Barreto: uma autobiografia literária Antônio Arnoni Prado


Compartilhe


Lima Barreto: uma autobiografia literária





No conjunto de escritos de e sobre o escritor Lima Barreto (1881-1922), este livro ocupa desde já um lugar de destaque. Empregando o procedimento do corte e da montagem, o historiador da literatura Antonio Arnoni Prado, profundo conhecedor de sua obra, recombina fragmentos de contos, cartas, diários, romances, artigos e crônicas de jornal que iluminam de maneira inédita a formação da sensibilidade e da consciência crítica do autor de Triste fim de Policarpo Quaresma.
No conjunto de escritos de e sobre Lima Barreto (1881-1922), este livro ocupa desde já um lugar de destaque. A partir do convívio intenso com suas obras, o historiador da literatura Antonio Arnoni Prado propõe uma sequência de textos que, sem perder a referência ao quadro de origem - sempre elucidado com precisão pelo organizador -, iluminam de maneira inédita a formação da sensibilidade e da consciência crítica do escritor.
Empregando os procedimentos do corte e da montagem, Lima Barreto: uma autobiografia literária recombina fragmentos de contos, cartas, diários, romances, artigos e crônicas de jornal nos quais ressoa a voz do autor marginalizado, aqui organizada em capítulos como "Autorretrato", "O narrador", "Sobre arte e literatura" e outros.
Na articulação entre os textos (sobretudo na passagem do registro biográfico para a construção ficcional) se fazem presentes, ora na contraluz, ora claramente indicadas, as configurações históricas, culturais e sociais contra as quais o autor de Triste fim de Policarpo Quaresma se bateu por toda a vida. Do cruzamento de todos esses planos emerge o retrato renovado de um intelectual libertário e combatente, de atualidade impressionante.

Edições (1)

ver mais
Lima Barreto: uma autobiografia literária

Similares


Resenhas para Lima Barreto: uma autobiografia literária (1)

ver mais
Uma imagem da formação intelectual de Lima Barreto
on 20/1/14


A obra Lima Barreto: uma autobiografia literária foi organizada por Prado a partir de uma série de bricolagens entre a ficção, as memórias, cartas, depoimentos de amigos e as crônicas desse literato carioca. O intuito do organizador dessa obra foi construir um mosaico de fragmentos nos quais o próprio Lima Barreto (1881-1922) comunica ao leitor suas angústias, mágoas, ambições e processo de maturação intelectual. Desse modo, ao final do livro, associando esses dizeres com outros trecho... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 3.8 / 7
5
ranking 14
14%
4
ranking 57
57%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Pedro Bastos
cadastrou em:
04/08/2012 18:51:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR