Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi Zeuler R. Lima


Compartilhe


Lina Bo Bardi


O que eu queria era ter história




Fruto de vinte anos de pesquisa, esta é a biografia definitiva da icônica arquiteta – um ofício até hoje dominado pelos homens – responsável por alguns dos principais marcos da construção no Brasil.

Lina Bo Bardi foi uma mulher corajosa e perspicaz, e seu legado como arquiteta e intelectual pública é notável. Em 2021 foi homenageada com o Leão de Ouro Especial da Bienal de Veneza, mas sua odisseia pessoal é relativamente pouco conhecida. Lina, que nasceu em Roma em 1914 e faleceu em São Paulo em 1992, passou a vida em trânsito, navegando pelas contingências de gênero, geografia, história, política e diferentes visões de mundo. Lutou por sua independência e por reconhecimento pessoal, enquanto se debatia com a solidão de viver na alteridade das convenções sociais e intelectuais da época e dos lugares que ocupou.

Esta biografia é resultado de vinte anos de pesquisa de Zeuler R. Lima e traz um olhar inédito e sensível sobre a vida e a personalidade dessa mulher fascinante, com uma narrativa saborosa e uma série de fotografias e desenhos da arquiteta.

Arquitetura e Decoração / Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Lina Bo Bardi

Similares

(1) ver mais
Lina

Resenhas para Lina Bo Bardi (4)

ver mais
Arquitetura para todos!
on 27/12/21


Livro: Lina Bo Bardi - O que eu queria era ter história, Zeuler R. Lima (@companhiadasletras) Sem dúvida uma das biografias mais completas que já li, um trabalho primoroso do autor Zeuler Lima, resultado de vinte anos de pesquisa da vida e obra da arquiteta do Museu de Arte de São Paulo - MASP, Achillina di Enrico Bo, ou como ficou conhecida, Lina Bo Bardi. A história de vida de Lina é fascinante, italiana, veio para o Brasil pós Segunda Guerra Mundial. Viveu os horrores da guerra e ... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 29
5
ranking 59
59%
4
ranking 38
38%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Clayton Pinheiro Salve
cadastrou em:
24/03/2021 09:04:30
Clayton Pinheiro Salve
editou em:
25/03/2021 15:06:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR