Na Unidade 1 do caderno, apresentaremos aspectos relevantes na aquisição da Língua de Sinais, atribuída como aquela que possibilita o acesso do sujeito ao conhecimento de mundo, buscando uma reflexão acerca da língua portuguesa, língua de sinais e abordagem linguística. Caracterizaremos a surdez em seus níveis com um olhar sobre essas diferenças. Abrangeremos aspectos históricos da legislação da Língua de Sinais. Dando continuidade a esta unidade, e esclareceremos aspectos culturais e de identidade existentes nas comunidades surdas e ouvintes, bem como a questão da acessibilidade e inclusão dos surdos, em âmbito social e acadêmico.
Na Unidade 2, vamos entender o conceito da LIBRAS em seus aspectos: linguísticos, estruturais e suas modalidades. Na continuação desta unidade, veremos como se dá a aquisição como primeira língua (L1) – Língua Brasileira de Sinais e o valor do aprendizado da Língua escrita como (L2) – Língua Portuguesa. Aprenderemos os parâmetros dessa língua e classes de palavras, bem como conheceremos seu alfabeto datilológico e numerais. Para finalizar, aprenderemos sobre o uso de algumas expressões idiomáticas presentes no uso da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais ou LSB – (Língua de Sinais Brasileira).
Na Unidade 3, apresentaremos políticas e propostas vigentes na educação inclusiva, criadas pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação Especial, ressaltando a existência de formas múltiplas de realização da educação de surdos nos espaços escolares e sociais. Vamos entender a educação bilíngue, bem como é feita uma exploração do conceito de pedagogia visual, formas de trabalho com a LIBRAS e o trabalho entre o professor regente e o intérprete de LIBRAS. Continuaremos apresentando métodos e ideias de atividades educativas de aprendizagem para alunos surdos. Finalizaremos este caderno com um minidicionário, com alguns sinais em LIBRAS, para que você, acadêmico, aprenda e treine no dia a dia, oportunizando um aprendizado básico para desenvolver uma comunicação com os surdos brasileiros.
Didáticos / Técnico / Educação