Língua materna: letramento, variação & ensino

Língua materna: letramento, variação & ensino Marcos Bagno




Língua materna: letramento, variação & ensino





Este livro propõe uma pedagogia da língua materna que não perde de vista o fato fundamental da heterogeneidade lingüística.

Ao ampliarem a noção de alfabetização pela noção de letramento, Bagno, Stubbs e Gagné se posicionam em prol de uma educação lingüística que abandone o estudo da língua como objeto em si mesma e passe a incorporar o conceito de heterogeneidade como aspecto fundamental do ensino de língua nas escolas.



Esta proposta do ensino de língua é exposta em uma tríplice perspectiva: Bagno expõe o assunto em perspectiva brasileira, Stubbs, em perspectiva inglesa e Gagné, em perspectiva quebequense. Os leitores terão assim a pluralidade de abordagens com que se dá a incorporação à lingüística da análise histórica e cultural como fator determinante. É preciso notar a convergência destes três autores numa mesma atitude metodológica: a imediata reconsideração de uma pedagogia centrada no código diante da necessidade de pensar uma pedagogia atenta tanto ao código quanto ao uso. É só nesta perspectiva que todos os professores em atividade e/ou formação, interdisciplinarmente transformados em professores de língua, passarão a valorizar seus alunos como seres históricos inapelavelmente marcados pela heterogeneidade lingüística.



http://www.marcosbagno.com.br/conteudo/arquivos/liv_lingua_materna.htm

Edições (1)

ver mais
Língua materna: letramento, variação & ensino

Similares

(6) ver mais
A inter-ação pela linguagem
O Texto e a Construcao dos Sentidos
Alfabetização e Letramento
Ler e compreender

Resenhas para Língua materna: letramento, variação & ensino (1)

ver mais
Língua Materna
on 20/6/16


Bagno relata as contribuições da linguística para os estudos relacionados à linguagem e deixa evidente que até hoje o estudo privilegiado é o estudo normativo que intitula um jeito como certo e o diferente como errado (exclusão social), enquanto as novas propostas de ensino de língua ficam à margem. Segundo Bagno a língua é o resultado de inúmeras variantes, portanto deve ser vista em suas diferentes formas (heterogeneidade) e não como sistema pronto e acabado de maneira uniforme, como... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam2
Avaliações 3.8 / 27
5
ranking 19
19%
4
ranking 44
44%
3
ranking 33
33%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

23%

77%

raquelpets
cadastrou em:
27/07/2009 21:16:36