É razoável colocar crianças nas salas de aula sem que elas realmente aprendam? Nas últimas décadas, a quase
totalidade das crianças brasileiras conquistou seu lugar nas salas de aula de ensino fundamental e o acesso à educação
infantil e ao ensino médio vem crescendo. Mas isso está longe de ser suficiente, pois ainda testemunhamos o direito
de aprender sendo negado: as crianças e os jovens estão na escola sem realmente estarem incluídos.
As dificuldades na aquisição do saber estão em boa parte associadas a problemas de linguagem: é intransponível
o conflito entre a lingua¬gem de uma escola histórica e socialmente criada para atender às camadas privi¬legiadas
e a lin¬guagem das camadas populares. Esta continua sendo censurada e estig¬matizada.
Nesta obra, a professora Magda Soares – uma das mais importantes especialistas em alfabetização e letramento
do nosso país – joga luz sobre as relações entre sociedade, escola e linguagem e nos mostra que uma escola justa com educação de qualidade para todos é possível.
Educação