Lira dos Vinte Anos e Poesias Diversas

Lira dos Vinte Anos e Poesias Diversas Álvares de Azevedo


Compartilhe


Lira dos Vinte Anos e Poesias Diversas





Álvares de Azevedo representa um dos principais nomes do Romantismo no Brasil, no campo da poesia. O volume Lira dos Vinte Anos e Poesias Diversas, de Azevedo, pertencente à série "Bom Livro", contou com o trabalho acurado do professor João Domingues Maia, que escolheu 43 poemas da Lira dos Vinte Anos e outros seis de poemas diversos.



Em sua apresentação, Maia destaca o quanto foi curto o tempo para Álvares de Azevedo: "Produzida dos 17 aos 21 anos, entre 1848 e 1852, durante os anos de estudos na Faculdade de Direito de São Paulo e nos poucos meses em que viveu no Rio de Janeiro, a obra do poeta foi escrita com a pressa de quem sente que a morte é inevitável e próxima, e que a literatura é a única forma de manter-se vivo como legado à posteridade".



Morto precocemente aos 21 anos, no Rio de Janeiro, Álvares de Azevedo é o que se pode chamar de um representante típico da geração do mal-do-século, fortemente influenciado pelo byronismo, tendência poética e comportamental-filosófica muito em voga em meados do século XIX, principalmente entre os artistas da época, inclusive os poetas brasileiros.



Voltada principalmente a estudantes do ensino médio e cursos de graduação em Letras, a série "Bom Livro", da Ática, reúne o que há de mais representativo dentre os textos clássicos em língua portuguesa, com prioridade para a literatura brasileira do século XIX.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (38)

ver mais
Lira dos Vinte Anos
Lira dos Vinte Anos
Lira dos Vinte Anos
Lira dos Vinte Anos

Similares

(22) ver mais
Noite na Taverna
Delírio, Poesia e Morte
HORROR - Antologia
Olhai os lírios do campo

Resenhas para Lira dos Vinte Anos e Poesias Diversas (129)

ver mais
Lira dos Vinte Anos
on 23/1/10


Eu o considero um dos melhores livros de poesia (para não dizer o melhor) da literatura brasileira. E o único livro de poesia onde não existe poesia ruim ou monótona, pois todas elas são fascinantes. A cada página virada eu pude experimenta um novo prazer, e ter a impressão de que a cada poesia o livro ficava melhor. Antes de ler esse livro eu dizia que não gostava de poesia, depois que terminei a leitura passei a procurar ler e gostar de poesia. È difícil escolher qual é a minha poesi... leia mais

Vídeos Lira dos Vinte Anos e Poesias Diversas (1)

ver mais
Lira dos Vinte Anos: Soneto

Lira dos Vinte Anos: Soneto


Estatísticas

Desejam180
Trocam125
Avaliações 3.9 / 3.400
5
ranking 37
37%
4
ranking 30
30%
3
ranking 24
24%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

27%

73%

Barbie
cadastrou em:
11/06/2009 19:46:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR