Literatura Negro-Brasileira

Literatura Negro-Brasileira Cuti


Compartilhe


Literatura Negro-Brasileira (Coleção Consciência em Debate)





Esta obra de Cuti (pseudônimo de Luiz Silva) trata da vertente da literatura brasileira que contempla, em poesia e prosa, as vivências da população afrodescendente. O livro discute temas como autocensura, identidade textual e vida literária. Destaca, ainda, os autores imprescindíveis para o processo histórico dessa vertente que alcançou significativo patamar com os trinta anos de edição ininterrupta dos Cadernos Negros, coletânea anual de poemas e contos.

Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros. Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Literatura Negro-Brasileira

Similares


Resenhas para Literatura Negro-Brasileira (0)

ver mais
Literatura Negro-Brasileira
on 3/7/20


O livro é uma reflexão sobre a presença do negro na literatura brasileira que é influenciada pelo racismo e pela ausência do processo de transição do ex-escravo/liberto para cidadão. Tendo a língua portuguesa como língua madrastra, os africanos sequestrados para trabalhar em sistema de escravidão no Brasil mantiveram a sua língua mãe nas comunidades de terreiro e Quilombos em forma de resistência. Na literatura dificilmente se documenta a resistência e as conquistas da população ne... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 30
5
ranking 70
70%
4
ranking 23
23%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Ane
cadastrou em:
15/12/2013 22:13:53
EvertonAC
editou em:
16/01/2016 18:56:37