Livro das Fábulas, Apólogos, Parábolas e Breves Contos Tradicionais

Livro das Fábulas, Apólogos, Parábolas e Breves Contos Tradicionais Franz Kafka...


Compartilhe


Livro das Fábulas, Apólogos, Parábolas e Breves Contos Tradicionais





As 50 narrativas presentes neste livro surgem do limiar da palavra escrita — do antigo Egito — e, atravessando os séculos e continentes, aportam no século XX, nas águas de Saint-Exupéry. Ao lado de grandes autores — da singela perspicácia de Esopo à crítica mordaz e velada Friedrich Nietzsche ao cristianismo —, perfilam-se breves histórias — da África, Ásia, Europa, América e Oceania —, cuja autoria é desconhecida, pois suas origens mergulham nas névoas do tempo. As fábulas são mais remotas do que imaginamos: quem conhece a famosíssima “A Formiga e a Cigarra”, coligida em versos por La Fontaine, há de se surpreender ao ler “Os Ratinhos”, dos índios sioux.

Há, aqui, fábulas antigas, como as escritas por Fedro, e outras modernas, elaboradas por Franz Kafka e Khalil Gibran. De entremeio, surgem Leonardo da Vinci (para retirá-las do sono sempiterno em que mergulhadas) e Jean de La Fontaine (para desenvolvê-las e burilá-las até a plenitude).

Apólogos e parábolas gestados na Bíblia convivem placidamente com a angústia de Allan Pöe, o lirismo de Liev Tolstói e o sarcasmo de Ambrose Bierce. E aos breves contos tradicionais, juntam-se historietas encantadoras de Charlotte Brontë, Oscar Wilde, Anton Tchekhov, Ryūnosuke Akutagawa e outros escritores.

Contos / Fábula

Edições (1)

ver mais
Livro das Fábulas, Apólogos, Parábolas e Breves Contos Tradicionais

Similares


Resenhas para Livro das Fábulas, Apólogos, Parábolas e Breves Contos Tradicionais (1)

ver mais
Edição fraca
on 28/8/23


Só li este livro porque está "de graça" no Kindle Unlimited e algumas historietas valem a pena. Porém a seleção de histórias, além de curta, é muito caótica. Uma mistura que não faz muito sentido e não apresenta uma organização cronológica nem explicação melhor sobre as fontes. A tradução parece duvidosa em muitos pontos, e a revisão bem limitada, pois aparecem muitos erros. Alguns textos são excepcionais, como "Cada qual com a sua quimera" (Baudelaire), "O propiciador do bem" (Oscar... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

50%

50%

João gregorio
cadastrou em:
01/05/2020 00:26:01
Alquimica
editou em:
08/09/2021 19:26:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR