Livro das Mil e Uma Noites

Livro das Mil e Uma Noites Mamede Mustafa Jarouche


Compartilhe


Livro das Mil e Uma Noites #1


Ramo Sírio




Bem-aventurados os leitores que, pela primeira vez, vão deleitar-se com essas noites traduzidas do original. E não menos felizes são os que já as conhecem, pois, como escreveu Jorge Luis Borges, "'As Mil e Uma Noites' não morreram... continuam crescendo, ou recriando-se. E o infinito tempo do livro continua o seu caminho".

O tradutor Mamede Jarouche compulsou várias versões manuscritas e impressas em árabe, e o resultado é surpreendente. Além de captar o ritmo e a melodia original, Jarouche encontrou o tom e a dicção da fala dos personagens, e enriqueceu a tradução com notas esclarecedoras que revelam um conhecimento profundo da língua árabe e da cultura oriental.

A história dos manuscritos do "Livro das Mil e Uma Noites" já é em si surpreendente. A primeira menção ao "Livro" data do século IX, mas o miolo principal foi escrito na segunda metade do século XIII, depois da invasão e devastação de Bagdá pelos mongóis. Outras histórias foram acrescentadas e incorporadas ao "Livro" no século XVIII, quando surgiu a famosa tradução francesa de Antoine Galland, a primeira no Ocidente. Desde então, o "Livro" tornou-se um dos textos mais lidos, citados e comentados do mundo.

Antes da primeira noite, o leitor sabe que o rei Sâhriyãr foi traído por sua mulher, e que está traição pode ceifar a vida de todas as mulheres do reino. Mas Sahrãzãd decide arriscar sua própria pele a fim de salvar as outras mulheres. Então, começa a contar histórias ao rei. Em cada amanhecer o relato é interrompido num momento de suspense, à espera da próxima noite. Assim, o leitor se depara com tramas ardilosas e escabrosas, cheias de fantasia e surpresa, numa geografia mutável e exuberante como num sonho ou pesadelo. O inverossímil e o inexplicável participam dessas intrigas, que a imaginação da narradora multiplica e expande até a última noite, quando se casa com o rei e salva as mulheres da degola. É esse "repertório de maravilhas" que o leitor vai encontrar nas fábulas do "Livro das Mil e Uma Noites".

Milton Hatoum

Contos / Crônicas / Fantasia

Edições (4)

ver mais
Livro das Mil e Uma Noites, vol. 1
Livro das Mil e Uma Noites
Livro das Mil e Uma Noites
The Book of the Thousand Nights and One Night (Vol 1)

Similares

(42) ver mais
Livro das Mil e Uma Noites
Livro das Mil e Uma Noites
As Mil e Uma Noites - Volume 1
Kalila e Dimna

Resenhas para Livro das Mil e Uma Noites (34)

ver mais
Uma resenha incompleta
on 30/1/23


Não posso fazer uma resenha justa da obra, afinal li apenas 20% do todo. Faltam 4 volumes. Mas falarei desse, e da primeira impressão: Primeiro, não há uma trama, a trama é, infinitos cliffhangers, exaustivos, uma espécie de Inception da literatura universal. Segundo, se vc gosta de anedotas e fábulas e, ler 1001 noites com esse objetivo, será um prato cheio. Terceiro, é absolutamente imperioso que vc abstraia a repetição infinita de termos, trechos, parágrafos inteiros. Se ... leia mais

Vídeos Livro das Mil e Uma Noites (3)

ver mais
LIVRO DAS MIL E UMA NOITES - Vol. 1 (Ramo Sírio)

LIVRO DAS MIL E UMA NOITES - Vol. 1 (Ramo Sír

CONTOS DAS MIL E UMA NOITES (#92)

CONTOS DAS MIL E UMA NOITES (#92)

O Livro das Mil e Uma Noites - Introdução

O Livro das Mil e Uma Noites - Introdução


Estatísticas

Desejam220
Trocam5
Avaliações 4.1 / 617
5
ranking 44
44%
4
ranking 34
34%
3
ranking 17
17%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

31%

69%

Paulo
cadastrou em:
08/01/2009 00:34:17
Rafael
editou em:
11/09/2021 02:10:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR