Livro de Sonetos

Livro de Sonetos Vinícius de Moraes


Compartilhe


Livro de Sonetos





Foi o próprio Vinícius de Moraes quem organizou a primeira edição deste Livro de sonetos, que veio à luz em 1957. Com o volume, o poeta fazia um balanço de sua obra e ratificava, em 35 poemas, sua dedicação a uma das formas mais populares de poesia: o soneto. Dez anos de pois, veio a segunda edição do livro, e Vinícius acrescentou a ele nada menos que 25 poemas, vários deles inéditos. A edição que o leitor tem agora em mãos soma àquele conjunto dezesseis sonetos esparsos.



O que se pode inferir ao longo desses anos é que os sonetos escritos por Vinícius de Moraes acabaram por formar um acervo em tudo singular no quadro da moderna poesia brasileira. Eles chamam a nossa atenção pela carga emotiva que encerram, mas impressionam igualmente igualmente pela austeridade formal. Desse modo, a extraordinária beleza dos versos parece nascer, em grande parte, dessa aliança, em que a densidade reflexiva e o virtuosismo sintático se afirmam como expedientes de controle da efusão sentimental.



Em seu prefácio à primeira edição do Livro de sonetos, Otto Lara Resende observa: “Os sonetos, como certas aves, estimam andar em bando, juntos, para juntos enfrentarem os riscos de serem abatidos, quero dizer: de serem lidos, amados e decorados”. Nesse sentido, é surpreendente que a popularidade de alguns sonetos de Vinícius não os desgasta; ao contrário, é como se a notoriedade testemunhasse e, simultaneamente, acentuasse a vibração que salta deles.

Poemas, poesias

Edições (8)

ver mais
Livro de Sonetos
Livro de Sonetos
Livro de Sonetos
Livro de Sonetos

Similares

(24) ver mais
A Espiral de Netuno
Palavras...
Poesias
Cem Sonetos de Amor

Resenhas para Livro de Sonetos (24)

ver mais
on 13/5/10


Há um quê na poesia de Vinicius de Moraes que ultrapassa qualquer tipo de cisma que tenha eu por esse tipo de escrita. É impossível não se emocionar com os poemas dele. Já tinha lido esse livro há algum tempo e, quando me deparei com ele na loja de novo, tive que comprar. Alguns sonetos merecem destaque. Alguns eu já conhecia, como "Soneto da Separação" (p. 15) e "Soneto de Fidelidade" (p. 31). Outros, foram para mim uma deliciosa descoberta: "Soneto a Quatro Mãos" (p.82), "Soneto de V... leia mais

Estatísticas

Desejam144
Trocam20
Avaliações 4.2 / 1.330
5
ranking 48
48%
4
ranking 34
34%
3
ranking 16
16%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Felipe
cadastrou em:
27/01/2010 15:56:07