Livro do Desassossego

Livro do Desassossego Fernando Pessoa


Compartilhe


Livro do Desassossego





"O que temos aqui não é um livro mas a sua subversão e negação", escreve o pesquisador Richard Zenith no estudo que introduz o Livro do Desassossego; este é "o livro em potência, o livro em plena ruína, o livro-sonho, o livro-desespero, o antilivro, além de qualquer literatura. O que temos nestas páginas é o gênio de Pessoa no seu auge".
Deste conjunto de centenas de fragmentos, Fernando Pessoa publicou apenas doze. Neles o semi-heterônimo Bernardo Soares, empregado de escritório tal como Pessoa, atua como narrador principal, mas não exclusivo. Os temas não deixam de ser adequados a um diário íntimo: a elucidação de estados psíquicos, a descrição das coisas através dos efeitos que elas exercem na mente, reflexões e devaneios sobre a paixão, a moral, o conhecimento. Com estes fragmentos, Fernando Pessoa cria o mundo e o obriga a refletir-se nas palavras. Seu tom é sempre o de uma intimidade que nunca encontrará o ponto de repouso.

Romance / Literatura Estrangeira / Ficção / Poemas, poesias / Crônicas

Edições (22)

ver mais
Livro do Desassossego
Livro do Desassossego
Livro do Desassossego
Livro do Desassossego

Similares

(50) ver mais
outono azul a sul
tesserato
A Espiral de Netuno (duplicado!)
Poesias

Resenhas para Livro do Desassossego (88)

ver mais
Os mais lindos fragmentos...
on 9/3/09


Fragmento 1: "O coração, se pudesse pensar, pararia". São textos espalhados, folhas soltas, unidas em uma obra integral simplesmente FENOMENAL. Fragmentos de uma sensibilidade sem igual que só Fernando Pessoa poderia mesmo ter dado vazão em belíssimas palavras. Os mais lindos fragmentos que já li. Livro de cabeceira para ler e reler infinitamente!... leia mais

Estatísticas

Desejam1.067
Trocam8
Avaliações 4.6 / 1.752
5
ranking 72
72%
4
ranking 21
21%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Leonardo
cadastrou em:
11/07/2017 16:04:33