Bênção

Bênção Kent Haruf


Compartilhe


Bênção (Trilogia da planície #3)





Em Holt, após receber o diagnóstico de câncer em estágio terminal, Pai Lewis enfrenta seu último verão, assistido pela esposa, Mary, e a filha, Lorraine, a qual retorna de Denver para acompanhar o pai nesses últimos momentos. Ambas fazem seu melhor para cuidar dele com carinho e tornar seus últimos dias, na medida do possível, mais confortáveis. Enquanto vários amigos o visitam para lhe prestar homenagem, Pai Lewis relembra os dois eventos que mais marcaram sua vida: o sumiço do filho, Frank, que se distanciou da família e nunca mais deu notícias, e um episódio envolvendo um balconista que trabalhava em sua loja de ferragens e havia traído sua confiança. Enquanto isso, uma garota órfã se muda para a casa da avó, vizinha de Pai Lewis, e chega à cidade um novo pregador, o reverendo Lyle, que todo domingo prega apaixonadamente sobre não violência e verdade. Lyle suscita o desdém de parte de sua congregação, não familiarizada com esse tipo de abordagem.
Em Bênção, livro de grande beleza e profundidade, ao mesmo tempo devastador e capaz de celebrar a vida, Kent Haruf nos fornece o retrato mais inesquecível dessa pequena cidade e revela, através de sua habitual linguagem charmosa e repleta de graça, a dor, a compaixão e a humanidade de seus habitantes.


“Haruf é um escritor incrivelmente original, sob muitos pontos de vista. A qualidade de sua originalidade passa abaixo do radar da crítica literária convencional. Ele não faz pose nem levanta a voz. Ele fala baixinho, de uma forma íntima, e mesmo assim mantém certa discrição, como faria um adulto falando com outro adulto. Ele faz questão de criar histórias completamente realistas. E consegue; suas histórias soam profundamente verdadeiras."
URSULA K. LE GUIN

“Maravilhoso… o mundo de Kent Haruf é repleto de indivíduos cujas vidas simples são imbuídas de um tom épico e de verdades universais.”
SUNDAY TIMES

“Haruf é um mestre do que seus personagens chamam de “preciosa normalidade.” Com uma linguagem elegantemente sutil e uma capacidade surpreendente de narrar as emoções, ele nos causa uma estupefação até com os gestos humanos mais simples.”
ESQUIRE

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Bênção

Similares

(5) ver mais
Canto da planície
No final da tarde
Uma nova chance para o sr. Doubler
A última façanha do Major Pettigrew

Resenhas para Bênção (17)

ver mais
A sensibilidade final.
on 21/11/21


A Trilogia da Planície é de longe uma das minhas mais emocionantes experiências literárias. Haruf me conquistou com sua sensibilidade e com seus personagens tão críveis e encantadores. Porém, foi com "Benção" que ele realmente me desestabilizou. A compreensão da finitude da vida, da imortalidade do ciclo diário e da renovação constante da relações familiares e sociais aquecem o coração. Pequenos gestos e longos silêncios, tão significativos em toda a trilogia, nesse volume adquirem con... leia mais

Estatísticas

Desejam37
Trocam1
Avaliações 4.0 / 73
5
ranking 36
36%
4
ranking 41
41%
3
ranking 21
21%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

30%

70%

andre
cadastrou em:
05/12/2019 09:38:37
andre
editou em:
23/09/2020 19:24:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR