O Movimento Romântico

O Movimento Romântico Alain de Botton


Compartilhe


O Movimento Romântico





Em O Movimento Romântico, Alain de Botton faz uma autópsia de uma relação condenada pela rotina. Usa as situações previsíveis do encontro e desencontro de personagens entediados da cena londrina: um jovem e pretensioso executivo de médio escalão do mercado financeiro, e uma depressiva funcionária de uma agência de publicidade. Mas recheia o relato com comparações com os romances e dados biográficos de Gustave Flaubert, e faz anedotas com citações de Schopenhauer e La Rochefoucauld. Visita Descartes, Platão, Wittgenstein e Aretha Franklin.

Tudo é conjugado com uma crônica de costumes onde as transas, a fila do cinema, o sexo, o vício de consumo, o tédio do trabalho, das festas, o "ver e ser visto" nos restaurantes da moda e os pacotes de viagens românticas ganham um olhar filosófico temperado com as sutilezas do humor britânico.

Ensaios de amor, a estréia literária de Alain de Botton, já foi traduzido em treze idiomas e lembrado como o Fragmentos de um discurso amoroso da cultura pop. Como o mestre Roland Barthes, Alain de Botton é um artífice da escrita que se serve de Filosofia, de clássicos da Literatura, do encanto e da banalidade dos relacionamentos para falar de amor, com elegância, erudição, desenvoltura e muito charme.

Para o escritor John Updike, em um artigo na revista The New Yorker, "O Movimento Romântico é um foco de luz na natureza dos relacionamentos... o método de contar muito e mostrar pouco produz uma boa mostra de sabedoria e humor".

Edições (1)

ver mais
O Movimento Romântico

Similares

(8) ver mais
Um Bom Ano
Gostos adquiridos
Como Viver
Ariel ou A Vida de Shelley

Resenhas para O Movimento Romântico (4)

ver mais
Quando o amor se vai, não adianta correr atrás
on 9/9/21


Super interessante a leitura, tem bastante referências filosóficas para representar o amor e o relacionamento. E o Alain nós mostra mais uma vez que o amor é duradouro nos pequenos detalhes, nas atenções as conversas do dia a dia, na capacidade de deixar o outro invadir seu mundo, assim como também aceitar invadir o mundo do parceiro e acima de tudo não deixar nosso lado egocêntrico dominar nossa cabeça. Fica a dica pra quem gosta de ver uma desconstrução amorosa com pitadas de uma boa... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam4
Avaliações 3.7 / 61
5
ranking 26
26%
4
ranking 25
25%
3
ranking 41
41%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

21%

79%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
28/01/2009 13:03:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR