Esqueleto na Lagoa Verde

Esqueleto na Lagoa Verde Antônio Callado


Compartilhe


Esqueleto na Lagoa Verde (Jornalismo Literário)


Ensaio Sobre a Vida e o Sumiço do Coronel Fawcett




Em 1925, o coronel britânico Percy Harrison Fawcett tentou encontrar no interior do Brasil uma fabulosa cidade perdida no sertão. Não era a primeira vez que procurava a Atlântida tropical, mas foi a última - Fawcett e seus companheiros de expedição desapareceram na mata. Vinte e sete anos mais tarde, em 1952, o jornalista Antonio Callado esteve na região do Xingu, em uma viagem organizada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Graças ao sertanista Orlando Villas Boas e aos índios calapalos, chegaram ao local onde presumivelmente se encontrava a cova com os ossos do coronel desaparecido.

Lançado em 1953, 'Esqueleto na Lagoa Verde' é um dos mais fascinantes relatos jornalísticos já feitos no Brasil - e a experiência no Xingu serviu de inspiração para o romance Quarup, publicado por Callado em 1967. Ao reconstituir os passos do explorador britânico, e de outros que procuraram decifrar o sentido de sua obsessão, Callado produziu uma reportagem incomum sobre o sonho de um vitoriano nos trópicos, sobre o encontro com os índios, sobre um país que ainda estava por se descobrir e sobre a própria arte de fazer jornalismo.

Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (3)

ver mais
Esqueleto na Lagoa Verde
Esqueleto na lagoa verde / Vietnã do Norte
Esqueleto na lagoa verde

Similares

(6) ver mais
A Milésima Segunda Noite Da Avenida Paulista
A Feijoada que Derrubou o Governo
A Mulher Calada
A cidade perdida

Resenhas para Esqueleto na Lagoa Verde (1)

ver mais
on 25/4/11


O começo é meio maçante e ele demora um pouco para deslanchar. No final, você finalmente fica curioso pela história. Na minha opinião, o livro é um clássico exemplo como o excesso de vírgulas e apostos podem atrapalhar. Mesmo assim, a história é bastante interessante - afinal, quem imaginou que haveria uma terra perdia no meio do Brasil?... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam2
Avaliações 3.2 / 44
5
ranking 11
11%
4
ranking 30
30%
3
ranking 32
32%
2
ranking 25
25%
1
ranking 2
2%

49%

51%

Lu
cadastrou em:
11/06/2010 18:44:10
Cioran E.
editou em:
04/12/2018 20:35:14