Esqueleto na Lagoa Verde

Esqueleto na Lagoa Verde Antonio Callado


Compartilhe


Esqueleto na Lagoa Verde (Jornalismo Literário)


Ensaio Sobre a Vida e o Sumiço do Coronel Fawcett




Em 1925, o coronel britânico Percy Harrison Fawcett tentou encontrar no interior do Brasil uma fabulosa cidade perdida no sertão. Não era a primeira vez que procurava a Atlântida tropical, mas foi a última - Fawcett e seus companheiros de expedição desapareceram na mata. Vinte e sete anos mais tarde, em 1952, o jornalista Antonio Callado esteve na região do Xingu, em uma viagem organizada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Graças ao sertanista Orlando Villas Boas e aos índios calapalos, chegaram ao local onde presumivelmente se encontrava a cova com os ossos do coronel desaparecido.

Lançado em 1953, 'Esqueleto na Lagoa Verde' é um dos mais fascinantes relatos jornalísticos já feitos no Brasil - e a experiência no Xingu serviu de inspiração para o romance Quarup, publicado por Callado em 1967. Ao reconstituir os passos do explorador britânico, e de outros que procuraram decifrar o sentido de sua obsessão, Callado produziu uma reportagem incomum sobre o sonho de um vitoriano nos trópicos, sobre o encontro com os índios, sobre um país que ainda estava por se descobrir e sobre a própria arte de fazer jornalismo.

Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (3)

ver mais
Esqueleto na Lagoa Verde
Esqueleto na lagoa verde / Vietnã do Norte
Esqueleto na lagoa verde

Similares

(29) ver mais
Civilizações Antigas das Américas
A Milésima Segunda Noite Da Avenida Paulista
A feijoada que derrubou o governo
A Mulher Calada

Estatísticas

Desejam36
Trocam2
Avaliações 3.2 / 67
5
ranking 9
9%
4
ranking 34
34%
3
ranking 33
33%
2
ranking 19
19%
1
ranking 4
4%

47%

53%

Lu
cadastrou em:
11/06/2010 18:44:10
Cioran E.
editou em:
04/12/2018 20:35:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR