O potencial erótico de minha mulher

O potencial erótico de minha mulher David Foenkinos


Compartilhe


O potencial erótico de minha mulher





Colecionador de qualquer coisa, de filipetas eleitorais a embalagens de sabonete, de selos a pés de coelho, Hector Balanchine faz dessa mania sua razão de viver. Desde os 8 anos, cercar-se de objetos inúteis é, para ele, quase uma religião. Coleciona tanto que chega a colecionar coleções. Consciente do caráter psicopatológico dessa compulsão, Hector busca se desintoxicar em mais de uma ocasião, chegando a participar de reuniões dos Colecionadores Anônimos.

Hector só será bem-sucedido, paradoxalmente, quando começar uma nova coleção, de um item só, ao conhecer a bela e sensual Brigitte, por quem se apaixona e com quem se casa. Ao resgatar sua capacidade de amar, ele supera sua neurose: passa assim a colecionar sua mulher. Colecionar seus movimentos, as expressões de seu rosto, as variações de sua respiração, os momentos em que ela limpa sensualmente as janelas, de pé sobre uma banqueta... Pensando bem, estaria mesmo curado do antigo vício?

Hector é um homem comum, medianamente culto e simpático, que mantém relações cordiais com os pais idosos e o irmão 20 anos mais velho, com seu peixe Laranja Mecânica e com Laurence, uma campeã de pingue-pongue que tem outra mania, apalpar bolinhas... Uma tentativa fracassada de suicídio não chega a deixar seqüelas, ao contrário: é o ponto de partida para a transformação interior do desajustado protagonista, determinado a interromper sua coleção de solidões.

O potencial erótico de minha mulher é um romance não-autobiográfico de David Foenkinos, revelação da literatura francesa. Autor de dois outros romances – Inversion de l'idiotie e Entre les oreilles – e também roteirista de cinema, David Foenkinos foi influenciado por Albert Cohen, Philip Roth e Marcel Aymé. Com uma narrativa a um tempo irônica e séria, este jovem escritor tem o dom de conciliar reflexão e entretenimento, o que não é pouco.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
O potencial erótico de minha mulher
Le potentiel érotique de ma femme

Similares

(1) ver mais
Quem se lembra de David Foenkinos?

Resenhas para O potencial erótico de minha mulher (3)

ver mais
on 24/1/22


O POTENCIAL ERÓTICA DE MINHA MULHER (Le potentiel érotique de ma femme, 2004), de David Foenkinos, tradução Rejane Janowitzer. O que chamou primeiramente minha atenção para o nome de David Foenkinos foram alguns dos seus trabalhos adaptados para o cinema. Não são obras-primas da arte cinematográfica mas histórias leves e intimistas, repletas de senso de humor e ironia, abordando temáticas que geralmente me são caras. Daí a querer conhecer sua ficção escrita foi só um passo. Mas e... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 3.5 / 28
5
ranking 14
14%
4
ranking 36
36%
3
ranking 39
39%
2
ranking 11
11%
1
ranking 0
0%

33%

67%

J.
cadastrou em:
30/01/2009 16:33:11
Jenifer
editou em:
22/09/2019 23:58:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR