Luka e o Fogo da Vida

Luka e o Fogo da Vida Salman Rushdie


Compartilhe


Luka e o Fogo da Vida





Embora possa ser lido de forma independente, Luka e o Fogo da Vida retoma os protagonistas de Haroun e o Mar de Histórias, romance de Salman Rushdie publicado em 1990: Rashid Khalifa, famoso contador de histórias, cuja imaginação prodigiosa o faz viver entre o mundo real e o mundo da fantasia; Soraya, sua mulher; e os dois filhos, Haroun e Luka.
Neste novo livro, Luka tem doze anos e sonha em seguir os passos do pai e do irmão mais velho, que já se aventuraram pelo mundo da magia. É então que, sem querer, ele roga uma maldição contra um circo que visita a cidade, cujos animais são maltratados pelo dono, o Capitão Aag. Naquela noite, o circo é destruído por um incêndio.
Mas o Capitão Aag se vinga, enfeitiçando o pai de Luka e fazendo-o cair num sono profundo, que acabará por matá-lo se o feitiço não for quebrado. Luka então descobre que o único jeito de salvar o pai é roubando o Fogo da Vida do topo da Montanha do Conhecimento.
Ao longo da odisseia de Luka, uma impressionante variedade de mitologias se sucede. Além de ser populado por deuses gregos, romanos, astecas, hindus e nórdicos, o livro também faz alusão ao que se poderia chamar de universo mitológico moderno, como os filmes de Walt Disney, a trilogia De volta para o futuro e o romance Um ianque na corte do rei Artur, de Mark Twain.
Escrito num ritmo ágil e com um humor evidente nos jogos de linguagem que temperam a narrativa, Luka e o Fogo da Vida é uma declaração de amor à fantasia, ao mesmo tempo em que chama atenção para as ligações entre imaginação e realidade.

Edições (1)

ver mais
Luka e o Fogo da Vida

Similares

(4) ver mais
Os Versos Satânicos
Haroun e o mar de histórias
O Clube dos Suicidas

Resenhas para Luka e o Fogo da Vida (6)

ver mais
Luka e o Fogo da Vida (Salman Rushdie)
on 19/4/11


Vinte anos após a publicação de Haroun e o Mar de Histórias, Salman Rushdie publica o que seria uma continuação desse primeiro livro, Luka e o Fogo da Vida. De fato, personagens do primeiro livro reaparecem, mas como o foco desta vez é o caçula do contador de histórias Rashid Khalifa, o que temos é uma obra que pode ser lida de forma independente sem apresentar qualquer dificuldade de compreensão. Luka e o Fogo da Vida foi escrito para o filho mais novo de Rushdie, e assim voltado par... leia mais

Vídeos Luka e o Fogo da Vida (1)

ver mais
Luka and the fire of life

Luka and the fire of life


Estatísticas

Desejam13
Trocam9
Avaliações 3.7 / 59
5
ranking 32
32%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 10
10%
1
ranking 8
8%

34%

66%

Rafael Félix
cadastrou em:
10/07/2010 10:35:00