A queda do céu

A queda do céu Davi Kopenawa


Compartilhe


A queda do céu


Palavras de um xamã yanomami




Um grande xamã e porta-voz dos Yanomami oferece neste livro um relato excepcional, ao mesmo tempo testemunho autobiográfico, manifesto xamânico e libelo contra a destruição da floresta Amazônica.
Publicada originalmente em francês em 2010, na prestigiosa coleção Terre Humaine, esta história traz as meditações do xamã a respeito do contato predador com o homem branco, ameaça constante para seu povo desde os anos 1960. A queda do céu foi escrito a partir de suas palavras contadas a um etnólogo com quem nutre uma longa amizade - foram mais de trinta anos de convivência entre os signatários e quarenta anos de contato entre Bruce Albert, o etnólogo-escritor, e o povo de Davi Kopenawa, o xamã-narrador.
A vocação de xamã desde a primeira infância, fruto de um saber cosmológico adquirido graças ao uso de potentes alucinógenos, é o primeiro dos três pilares que estruturam este livro. O segundo é o relato do avanço dos brancos pela floresta e seu cortejo de epidemias, violência e destruição. Por fim, os autores trazem a odisseia do líder indígena para denunciar a destruição de seu povo.
Recheada de visões xamânicas e meditações etnográficas sobre os brancos, esta obra não é apenas uma porta de entrada para um universo complexo e revelador. É uma ferramenta crítica poderosa para questionar a noção de progresso e desenvolvimento defendida por aqueles que os Yanomami - com intuição profética e precisão sociológica - chamam de "povo da mercadoria".

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
A queda do céu

Similares


Resenhas para A queda do céu (2)

ver mais
Cultura indígena na veia
on 3/2/21


Quão nocivos são os brancos para as tribos indígenas? Quão absurdas são as invasões garimpeiras em terras indígenas? A relação branco x índio é conflituosa e desproporcional desde que os portugueses aportaram nas Américas. O objetivo sempre foi um só: retirar os recursos naturais. Davi Kopenawa relata sua relação com os brancos, os garimpeiros e a cultura yanomami nesse livro. Importante para diminuir a ignorância sobre o tema e mesmo para valorizar os povos tradicionais, os verdade... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 13
5
ranking 69
69%
4
ranking 31
31%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

32%

68%

João gregorio
cadastrou em:
22/09/2020 19:31:17
priscyla.bellini2023
editou em:
20/08/2023 13:23:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR