Meninas de Joseon

Meninas de Joseon Selene Sodré


Compartilhe


Meninas de Joseon


sobre as "mulheres de conforto" da península coreana




Obra desenvolvida como trabalho de conclusão do curso de Escrita Criativa, PUCRS (2019/2).

Esta coletânea é um convite para conhecer as sobreviventes da Península da Coreia levadas para estações de conforto e que, após um longo silêncio, decidiram lutar para serem ouvidas. É também uma forma de honrar as marcas que essas mulheres deixaram na história ao erguerem suas vozes e de mostrar como escrever sobre elas tornou-se inevitável.

Composta por sete narrativas curtas, baseadas em documentários, documentos, testemunhos e observações pessoais, esta obra é, acima de tudo, sobre memória. As experiências narradas aqui mostram que, embora o passado nos pareça distante, o tempo e os acontecimentos ainda assombram quem os viveu.


A Península da Coreia foi colonizada pelo Japão de 1910 até o final da Segunda Guerra Mundial (1945). Ao longo deste período, a criação de estações de conforto para uso de militares japoneses passou a ser uma prática comum nos territórios ocupados durante a expansão colonial japonesa.
Meninas e jovens, em sua maioria de nacionalidade dos territórios ocupados pelo Império do Japão, eram levadas para estes estabelecimentos, nos quais eram obrigadas a servir sexualmente às demandas dos homens do exército. As estações de conforto foram, em muitos casos, foram lugares de onde milhares de garotas jamais sairiam com vida.
As meninas submetidas à esse sistema e cujas histórias foram marcadas por bruta desumanidade mais tarde seriam conhecidas como "mulheres de conforto".
Desde o final do século XX, ativistas e sobreviventes se esforçam para que as vítimas recebam um pedido de desculpas oficial do governo japonês, que ainda nega a existência de um regime de escravidão sexual que visava atender as tropas militares japonesas.

Contos

Edições (1)

ver mais
Meninas de Joseon

Similares


Resenhas para Meninas de Joseon (12)

ver mais
Interessante
on 20/8/22


O livro é bem escrito, o problema acredito, seja a falta de páginas. Era preciso muito mais páginas para dar mais profundidade... para dar um desfecho adequado. Ainda assim, a escrita é boa e as passagens são interessantes, apesar de ser pouco informativo.... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 53
5
ranking 46
46%
4
ranking 43
43%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

1%

99%

Leandro
cadastrou em:
22/04/2020 10:23:06
Bruna.T
editou em:
18/04/2022 11:30:52