Nebulosa

Nebulosa André Cáceres


Compartilhe


Nebulosa





Dédalo é devoto de uma religião marginalizada: a ciência. Ele é um prodígio da cliodinâmica, que mistura estatística, psicologia, ciências sociais e outros saberes para prever o futuro. Quando, em seus estudos, descobre que a vida do Imperador corre perigo, acaba tragado para o centro do sujo jogo político de Nebulosa.

A história dele se entrelaça a outras três. Nas franjas desse Império, Aurora cresceu em meio a uma infindável guerra civil e, para ajudar a mãe doente, coleta sucata nos campos de batalha. Ícaro é o filho mimado do Imperador que foge da tirania do pai e passa a viver em meio a piratas espaciais. E a família Suçuarana, que costumava ser a mais poderosa do Império, tenta lidar com a decadência quando se descobre falida.

As referências vêm de muitos lugares, da Fundação de Asimov, que inspira a seita de Dédalo, ao Leopardo de Lampedusa, por trás da saga dos Suçuarana. Temas como determinismo, livre arbítrio, imobilidade social, desigualdade, corrupção intrínseca ao poder, controle e opressão familiar, tão caros à realidade brasileira, são levados a um futuro distante, num épico espacial.



***





"Por meio de suas estatísticas, Dédalo já havia acertado algumas previsões irrelevantes, como o resultado de um campeonato de hoverbol, o anúncio de um casamento entre dois membros de famílias nobres em planetas distantes e o cardápio do dia no restaurante da Universidade. Dessa vez, no entanto, era diferente. Ao estudar os rumos da política imperial, surgiu uma previsão desconcertante. Ele revisou os números que acabara de colocar no papel como se verificasse uma sentença de execução sumária e, a princípio, não quis crer no resultado: o Imperador Nimrod II seria alvo de um atentado."



---


"Havia muitos mundos no Império, mas ainda mais submundos. Não importava quantos sóis um planeta tivesse, sempre haveria cantos que a luz nunca alcançava."



---



"A humanidade desbravava estrelas distantes, mas sempre havia muito mais a se explorar dentro do que fora. Imperadores governavam outros planetas sem compreenderem o próprio cérebro."

Ficção / Ficção científica / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Nebulosa

Similares

(37) ver mais
Fundação e Terra
Limites da Fundação
Fundação
Crônicas da Fundação

Resenhas para Nebulosa (0)

ver mais
Ficção científica incrível e cheia de linhas narrativas
on 8/4/21


Recomendo muito a leitura! O texto flui bem e o final é espetacular. As linhas narrativas deixam o leitor sempre ansioso por saber o que vai acontecer. ... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 8
5
ranking 63
63%
4
ranking 13
13%
3
ranking 0
0%
2
ranking 13
13%
1
ranking 13
13%

35%

65%

andrecaceres
cadastrou em:
08/04/2021 11:53:37
andrecaceres
editou em:
08/04/2021 12:02:22