Crítica da colonialidade em oito ensaios

Crítica da colonialidade em oito ensaios Rita Laura Segato


Compartilhe


Crítica da colonialidade em oito ensaios


E uma antropologia por demanda




Os textos reunidos nesta edição resultam da interseção de duas posições teórico-políticas defendidas pela antropóloga argentina Rita Segato: a perspectiva crítica da colonialidade do poder e uma prática disciplinar que a autora denomina antropologia por demanda, pressupondo uma inversão do próprio trabalho etnográfico, que passa a se colocar a serviço das “demandas” de comunidades e povos, seus objetos de estudo.

A partir dessa nova perspectiva, Rita Segato – uma das intelectuais e feministas mais influentes da contemporaneidade – constrói um sólido repertório conceitual abordando questões urgentes de nosso tempo, como as hierarquias de gênero e de raça agravadas pelo processo da colonial-modernidade, a universalidade dos direitos humanos, a violência contra as mulheres. Costurando todos estes ensaios está um projeto histórico alternativo, de valores próprios e intencionalmente disfuncional ao capitalismo.

Rita Segato nos oferece um pensamento original e engajado, forjado em décadas de pesquisas, ativismo e do magistério, tendo o Brasil como principal campo de atuação e análise. A leitura da obra nos convoca, portanto, a um necessário – e muitas vezes incômodo – processo de autorreflexão.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
Crítica da colonialidade em oito ensaios

Similares

(1) ver mais
El pensamiento en espiral

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

S.
cadastrou em:
13/08/2021 17:02:02
S.
editou em:
13/08/2021 17:02:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR