Como se fosse um monstro

Como se fosse um monstro Fabiane Guimarães


Compartilhe


Como se fosse um monstro





Em seu segundo romance, Fabiane Guimarães explora os limites da maternidade, da escolha feminina e da expectativa social.

Brasília, décadas de 1980 e 1990. Uma jovem sai do interior para trabalhar como empregada doméstica na casa de um casal rico na cidade grande. Lá, enquanto tenta entender a dinâmica diária dos dois, ela começa a ver algumas meninas passando diariamente para algum tipo de entrevista a portas fechadas. Depois de meses sem achar a escolhida, o casal finalmente faz a proposta a Damiana (apesar de acharem o tom da sua pele um pouco mais escuro do que gostariam): que ela seja barriga de aluguel para eles.

Damiana aceita sem entender muito bem, passa por uma inseminação artificial caseira e um quase cárcere privado de nove meses. Depois que o bebê nasce, ela conhece Moreno, um "especialista" nesse tipo de negócios que explica quão inconsequente foi aquela decisão e sugere que os dois passem a trabalhar juntos.

A história de Damiana – uma das barrigas de aluguel mais produtivas da década – e sua relação com a maternidade, o próprio corpo, as vidas que impacta e a rede clandestina de produção de bebês é contada a uma jornalista quando ela já está idosa, vivendo novamente no campo.

Um romance envolvente sobre o que significa tomar decisões e como elas impactam a vida dos outros, Como se fosse um monstro é uma reflexão única sobre a maternidade, a culpa e o direito de escolher.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Como se fosse um monstro

Similares


Resenhas para Como se fosse um monstro (84)

ver mais
Como se fosse um monstro, de Fabiane Guimarães

É muito bom encontrar obras que abordam temas pouco encontrados na literatura. Nunca tinha lido uma narrativa que envolvesse o tema da barriga de aluguel. No Brasil, a prática remunerada é ilegal e muitos brasileiros acabam tendo que recorrer a países que regulamentaram a barriga de aluguel. Na história construída por Fabiane Guimarães, encontramos uma situação peculiar: uma jovem, que vive em condições de escassez, acaba aceitando uma oferta quase que irrecusável - e totalmente ilegal... leia mais

Vídeos Como se fosse um monstro (3)

ver mais
COMO SE FOSSE UM MONSTRO | Livros e mais #585

COMO SE FOSSE UM MONSTRO | Livros e mais #585


Estatísticas

Desejam59
Trocam1
Avaliações 4.3 / 402
5
ranking 53
53%
4
ranking 39
39%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

14%

86%

Jenifer
cadastrou em:
13/01/2023 19:49:45
Jenifer
editou em:
13/01/2023 19:49:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR