A Décima Terceira História

A Décima Terceira História Diane Setterfield


Compartilhe


A Décima Terceira História





Da soleira da porta seria impossível não avistá-lo. Era um pequeno retângulo branco, deixado no quinto degrau a contar de onde a mulher estava. Com todo o cuidado, tal qual fosse ele um pássaro de asas quebradas, ela leva as mãos ao envelope. A letra floreada, que subia e descia pela superfície do papel, formava o nome da mulher ali parada: Margaret Lea.
Ao correr os olhos pela carta, Margaret, filha de um livreiro famoso, reconhece a assinatura, riscada em traços tremidos: Vida Winter. A remetente era a mais venerada das escritoras inglesas, famosa no mundo todo. E a meia dúzia de folhas trazia um grito abafado da reclusa romancista, já idosa e à beira da morte. Vida Winter convidava Margaret Lea a ser sua biógrafa, a ajudá-la a revolver o solo do passado e a exorcizar todos os seus fantasmas.
"Conte-me a verdade", exige Margaret. O pedido é simples, mas abala profundamente a famosa escritora. Nas últimas seis décadas, ela dera forma a universos que não eram seus, colocara pontos finais em frases alheias; o que não apenas lhe trouxera fama e fortuna como lhe permitira manter em segredo um passado trágico e violento.
"Conte-me a verdade." As palavras do passado reverberam no coração da jovem biógrafa, para quem o segredo do próprio nascimento é uma dor sempre presente. A história da velha escritora revela-se de uma estranheza gótica, protagonizada pela família Angelfield: a bela e voluntariosa Isabelle e as gêmeas Adeline e Emmeline. Ao sujeitar-se ao relato de Vida Winter, Margaret descobre que ele lança uma luz perturbadora sobre sua própria vida.
Mergulhada em uma atmosfera onírica e profundamente sensível, esta obra-prima da estreante Diane Setterfield revive à perfeição os grandes romances das irmãs Brontë e de Daphne du Maurier. Um livro inesquecível, que é impossível deixar de lado.

Drama / Ficção / Literatura Estrangeira / Psicologia / Romance / Sociologia

Edições (1)

ver mais
A Décima Terceira História

Similares

(8) ver mais
A Casa das Lembranças Perdidas
O Jardim Secreto de Eliza
As Horas Distantes
Jane Eyre

Resenhas para A Décima Terceira História (31)

ver mais
Recuperando a paixão em ler o melhor
on 6/6/10


É possível escrever uma história de mistério que não fica de pé senão por isso; é possível escrever uma história de estilo elaborado, onde a pretensão é tão forte - o "escrever bem" - que, quando se examina o enredo, este foi deixado à míngua: não existe trama, ou esta é manuseada com tanto desprezo que nos faz suspeitar que o autor se sentiu envergonhado em escrever no gênero "mistério", tentando todo o tempo fazer sobressair o seu estilo. A décima terceira história poderia ter caí... leia mais

Estatísticas

Desejam102
Trocam11
Avaliações 4.3 / 315
5
ranking 50
50%
4
ranking 35
35%
3
ranking 12
12%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

11%

89%

Dri Ornellas
cadastrou em:
05/02/2009 12:30:21
Dover0
editou em:
15/02/2023 20:41:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR