Paris. Duas irmãs. Iris é uma mulher muito bonita, rica, elegante e sofisticada, mas vive desencantada com a vida e com o seu casamento. Joséphine é uma mulher entrada nos quarenta anos que luta contra uma série de dificuldades, como o divórcio, problemas financeiros, brigas com a filha adolescente, uma mãe tirana e baixa autoestima. Historiadora, muito menos bonita do que a irmã e com uma vida bem mais difícil.
Certo dia, num jantar, Iris faz-se passar por escritora. Presa na sua mentira, convence a irmã a escrever o livro que ela própria assinará. Abandonada pelo marido, cheia de dívidas, Joséphine submete-se, como sempre, aos caprichos da irmã. Mas esta é uma decisão que vai mudar o destino destas duas mulheres. Aos poucos, Joséphine vai superando obstáculos e descobre quem verdadeiramente é.
A escritora francesa Katherine Pancol traça com maestria um retrato real e vivo de mulheres que tentam triunfar na carreira profissional, na vida familiar e alcançar o reconhecimento social. Mas que, por baixo desta aparente vida de sucesso, escondem uma profunda infelicidade, falta de confiança e frustração.
Literatura Estrangeira