A Divina Comédia - I

A Divina Comédia - I Dante Alighieri


Compartilhe


A Divina Comédia - I (Os Grandes Clássicos)


Inferno




A meio do caminho, ou seja, da duração provável de sua vida, Dante, consciente de se haver desviado do reto procedimento, encontra-se perdido numa alegórica "Selva escura": floresta de erros... Encontra aí a figura de Virgílio, o poeta latino que, a pedido da alma de Beatriz, o grande amor da juventude de Dante, vem se oferecer como guia para o Inferno e o Purgatório onde, pelo exemplo dos pecadores e de suas penas, Dante poderá encontrar o caminho da salvação. Dante aceita e os dois iniciam sua viagem. Antes da entrada para o Inferno eles passam por seu Vestíbulo: o "Limbo", onde não há castigo, porém a possibilidade de salvação, que abriga as almas dos infantes falecidos antes da instituição do batismo e alguns grandes personagens do passado anterior a Cristo.
O Inferno, que eles então adentram, é constituído por uma imensa cratera escavada nas profundezas do globo terrestre na queda do copo do anjo rebelde expulso do Paraíso. Começa nas proximidades da "selva selvagem" essa ampla cratera e vai se afinando até o centro da Terra onde se encontra o próprio Lúcifer que aí tem o encargo de Rei do Inferno.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (19)

ver mais
A Divina Comédia - Inferno
A Divina Comédia - Inferno
A Divina Comédia - Inferno
A Divina Comédia - Inferno

Similares

(36) ver mais
A Divina Comédia - II
Dante: A Life in Works
A História Secreta de Dante
A Divina Comédia - III

Resenhas para A Divina Comédia - I (31)

ver mais
Inferno - Ausência de Amor
1 month, 1 day ago


. Uma das coisas que chama atenção nesse livro são os aspectos esotéricos. A divisão entre Inferno, Purgatório e Paraíso harmoniza-se totalmente com a divisão alquímica entre as fases Nigredo, Albedo e Rubedo. Toda a estrutura é baseada no número 3 (e seus múltiplos). Os versos estão organizados em tercetos e há 33 cantos em cada parte (no Inferno há 34). São 9 círculos infernais, 9 patamares no Purgatório e 9 Céus. Aos números 4 e 7 também será dada alguma ênfase eventualmente. A ... leia mais

Vídeos A Divina Comédia - I (2)

ver mais
Audiolivro: (A Divina Comédia) Inferno - Dante Alighieri

Audiolivro: (A Divina Comédia) Inferno - Dant

A Divina Comédia - Audiolivro 01 - Inferno - Dante Alighieri

A Divina Comédia - Audiolivro 01 - Inferno -


Estatísticas

Desejam126
Trocam6
Avaliações 4.3 / 767
5
ranking 53
53%
4
ranking 30
30%
3
ranking 12
12%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

44%

56%

Thiago Henrique
cadastrou em:
24/09/2010 00:36:10
orffeus
editou em:
13/04/2019 15:21:37