Incendiário

Incendiário Chris Cleave




Incendiário





"Incendiário", livro do inglês Chris Cleave, gerou reações de incômodo e perturbação quando foi lançado na Europa e nos Estados Unidos. Faz sentido: ao mostrar a dor de uma mulher inglesa de classe média baixa que perde o marido e o filho num atentado promovido por Osama Bin Laden, o escritor evitou o maniqueísmo. Em vez de simplesmente satanizar o terrorista e líder da Al Qaeda, Cleave leva o leitor a questionar as relações entre Oriente e Ocidente através do sofrimento de sua protagonista e narradora.

Esta mulher, cujo nome nunca é revelado, tinha no filho e no marido os seus únicos vínculos familiares. Eles estão no estádio onde acontece a final de futebol entre o Arsenal e o Chelsea, os dois mais populares times de futebol ingleses. Ela assiste à explosão pela TV e, arrasada, resolve escrever para o terrorista. "Incendiário" é construído como uma catarse desta personagem: o fluxo contínuo de narrativa, quase sem vírgulas e pontos, deixa isso bastante claro. Em um trabalho minucioso, Cleave também cometeu erros gramaticais propositais, deixando pistas do grau do baixo grau de instrução de sua personagem. A baixa escolaridade, aliás, amplia o impacto de suas descobertas em meio ao luto. Seu anonimato também mostra como ela é uma sem nome num mundo em que as identidades estão cada vez mais esgarçadas.


Edições (2)

ver mais
Incendiário
Incendiário

Similares

(2) ver mais
Pequena Abelha
Ouro

Resenhas para Incendiário (4)

ver mais
on 14/2/09


Um livro com um formato diferente (acredito eu), mas que não consegue tirar a empolgação em nenhum momento. Desde o começo é possível sentir que estamos diante de um livro com uma narrativa envolvente que consegue passar um pouco do drama vivido pela protagonista, uma mulher simples que vê sua vida desmoronar de uma hora para a outra. A narrative em forma de uma carta é mais um desabafo, como se fosse uma consulta terapêutica. É possível sentir a emoção, o medo, a tristeza, a raiva, a ... leia mais

Estatísticas

Desejam85
Trocam3
Avaliações 3.9 / 75
5
ranking 35
35%
4
ranking 27
27%
3
ranking 32
32%
2
ranking 4
4%
1
ranking 3
3%

20%

80%

Diego Alves
cadastrou em:
14/02/2009 00:02:07