O Segundo Sexo

O Segundo Sexo Simone de Beauvoir




O Segundo Sexo


Fatos e Mitos




Lançado numa época em que o termo "feminismo" nem sequer havia sido cunhado, este livro pode ser considerado, hoje, o marco inicial da prática discursiva da situação feminina. Neste primeiro volume, Simone de Beauvoir aborda os fatos e mitos da condição da mulher numa reflexão apaixonante que interessa a ambos os gêneros humanos.

Segundo volume do livro que examina a condição feminina em todas as suas dimensões: a sexual, a psicológica, a social e a política. Os caminhos que podem levar à libertação de mulheres e homens. Complementação de uma obra que, em escala mundial, inaugurou o debate sobre a situação da mulher.







Em 1949, uma mulher toma consciência da alienação da condição feminina. Denuncia com virulência, através de um estudo muito exaustivo, a dependência do segundo sexo.



o Segundo sexo é um estudo sobre a mulher e o seu papel na sociedade. Numa perspectiva histórica e mythique, seguidamente apoiando-se sobre experiências vividas, Simone de Beauvoir mostra como, de uma maneira ou outra, a mulher sempre foi o escravo do homem. Recusa a ideia de uma natureza feminina no entanto assim encensée na literatura. Com efeito, o homem tenta fazer esquecer à mulher a sua dependência atribuindo um encanto específico ao seu sexo. Nada de naturalidade nem biológico acantona a mulher ao seu papel, a sua condição que é um fenómeno meramente cultural. Saber assim que não é a inferioridade das mulheres que determinou a sua insignificância histórica mas a sua insignificância histórica que dedicou-o à inferioridade. Que seja mãe, esposa, rapariga ou prostituta, a mulher define-se apenas em função do homem e nunca para a própria: encarna o outro. Esta diversidade posta a priori provoca a impossibilidade de relações de reciprocidade e de igualdade entre os homens e as mulheres. Frequentemente assimilada à matéria metáforas féminité emprestam geralmente ao seu vocabulário às matérias orgânicas e vegetais - a mulher aspira tornar-se por último uma consciência autónoma. É de uma igualdade total entre os dois sexos que nascerá a liberdade da mulher.



Este imponente estudo suscitou tollé geral à sua saída em 1949. é após 1970 que a obra conheceu um enorme sucesso que faz de Simone de Beauvoir um théoricienne do movimento feminista.

o estilo da obra, embora controvérsia, seja apagada, procurando sobretudo colocar a tónica sobre a ideia. O interesse deeste estudo descansa sobre as qualidades de reflexão e grande érudition do autor que se apoiava já sobre os dados de Lacan ou de Lévi-Strauss. Embora teórica na sua forma, apoie-se sobre uma multidão de exemplos concretos e ofertas das conclusões dos mais realistas. Assim, aparece que é pelo trabalho que a mulher cruzou em grande parte a distância que separava-o do homem, e que é o trabalho que poder único garantir-lhe uma liberdade concreta.



as obras de Simone de Beauvoir são marcadas fortemente pelo sistema filosófico de Jean-Paul Sartre. O Segundo sexo parece assim responder ao desejo sartrien de uma literatura que aja sobre o mundo.





Filosofia / Sociologia

Edições (10)

ver mais
O Segundo Sexo
O Segundo Sexo
O segundo sexo
O segundo sexo

Similares

(41) ver mais
Um Teto Todo Seu
A mulher independente
A Política Sexual da Carne
A Mulher e o Cinema - Os dois lados da câmera

Resenhas para O Segundo Sexo (11)

ver mais
“O mundo sempre pertenceu aos machos”
on 16/1/13


Logo que nascemos somos rotuladas como "SEXO 2" essa simples observação trás consigo um peso que carregaremos durante toda a vida. “Não acredito que existam qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos: seria admitir a existência de uma natureza feminina, quer dizer, aderir a um mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. Não se trata para a mulher de se afirmar como mulher, mas de tornarem-se seres humanos na sua integridade.... leia mais

Vídeos O Segundo Sexo (4)

ver mais
TBR para o #SEJAMOSTODASETODOSFEMINISTAS - SUFONINO

TBR para o #SEJAMOSTODASETODOSFEMINISTAS - SU

O Segundo Sexo - Simone de Beauvoir | Segunda Parte + A Hora da História - Thrity Umrigar

O Segundo Sexo - Simone de Beauvoir | Segunda


Estatísticas

Desejam1.153
Trocam3
Avaliações 4.5 / 632
5
ranking 66
66%
4
ranking 25
25%
3
ranking 7
7%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

14%

86%

Pablo Belarmino
editou em:
15/02/2016 12:59:39