150 ANOS DE SUBURBIO CARIOCA

150 ANOS DE SUBURBIO CARIOCA Marcio Pinon de Oliveira (Org.)...


Compartilhe


150 ANOS DE SUBURBIO CARIOCA





Este livro é uma bela homenagem à historicidade dos lugares, pois recupera a complexidade socioeconômica e cultural de uma vasta área do Rio de Janeiro geralmente desvalorizada pelo pensamento dominante. Essa homenagem implica uma recusa da seletividade espacial que sustenta a estrutura hierárquica e excludente da cidade; seletividade que naturaliza desigualdades sociais, estigmatiza a sociabilidade de grandes segmentos da classe trabalhadora e legitima privilégios econômicos e políticos.

Ao enfrentar omissões e esquecimentos, o livro rompe com dicotomias repetitivas (favela × asfalto, centro × periferia), abrindo a percepção do leitor para a dinâmica social subjacente a paisagens rotuladas como secundárias ou como destituídas de simbologias relevantes. Com essa abertura da percepção, emergem outras representações sociais, correspondentes a outros relatos e fios condutores da história da cidade.

Com esses fios e relatos, conjugam-se, nos textos aqui reunidos, práticas sociais e usos do espaço em direção a um imaginário urbano plural e historicamente informado. Para a afirmação desse imaginário, 150 anos de subúrbio carioca traz o resultado de competentes pesquisas documentais, além de conceitos, imagens e mapas. Esses elementos traduzem-se num convite para que o leitor ultrapasse fronteiras físicas e discursivas, elaborando seu próprio roteiro para uma visitação – efetiva ou apenas sonhada — a outras faces da cidade, recuperando ideários perdidos, territorialidades omitidas e dimensões esquecidas do cotidiano.

Esse convite expressa uma necessidade do presente, já que corresponde ao enfrentamento de mecanismos responsáveis pela desqualificação de recursos materiais e culturais que podem favorecer a projeção de futuros mais íntegros e generosos.Dar visibilidade ao passado significa dar sentido à experiência urbana, às lutas diárias e aos afetos, tornando essa disputa mais igualitária e justa. Os autores assumiram essa tarefa e percorreram, em sua realização, caminhos plenos de enredos e bifurcações. O leitor dispõe, agora, de uma cartografia aberta, composta por memórias, que o anima à descoberta da riqueza do espaço vivido.

Ana Clara Torres Ribeiro
Socióloga, professora e pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ippur-UFRJ).

Edições (1)

ver mais
150 ANOS DE SUBURBIO CARIOCA

Similares


Resenhas para 150 ANOS DE SUBURBIO CARIOCA (2)

ver mais
Resenha: 150 Anos de Subúrbio Carioca
on 16/4/13


Eu ganhei esse livro do meu noivo em 2010 e só fui ler mesmo esse ano. É vergonhoso admitir isso, mas enrolei para lê-lo e nem sei por qual motivo. 150 Anos de Subúrbio Carioca não é um livro de histórias, mas de História. É uma coletânea de textos que relatam do "subúrbio" zona sul até o morador da favela da zona norte, cada um com seu ponto de vista. Uma nova forma de conhecer o Rio de Janeiro, sob o olhar de profissionais de áreas distintas. O primeiro texto é "Quando os subúr... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 9
5
ranking 67
67%
4
ranking 11
11%
3
ranking 22
22%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Gideon
cadastrou em:
27/01/2011 15:53:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR