Matadouro 5

Matadouro 5 Kurt Vonnegut


Compartilhe


Matadouro 5





Matadouro 5, obra-prima do norte-americano Kurt Vonnegut, conta a tentativa de um ex-soldado americano que lutou na Segunda Guerra Mundial e que assistiu ao bombardeio da cidade de Dresden de escrever sobre a experiência da guerra. O personagem por ele criado, Billy Pilgrim, é um americano bem de vida e interiorano que viaja no tempo, para outros planetas, e revisita diversos momentos da sua própria vida – sendo o ponto crucial da sua existência o episódio em que foi feito prisioneiro durante a Segunda Guerra, quando vivenciou o bombardeio da cidade alemã, em que morreram 135 mil pessoas – o dobro de mortes causadas pela bomba de Hiroshima.



O resultado desta inusitada história é uma narrativa inigualável, fantasiosa, sarcástica, engraçada, satírica, irônica, triste e cheia de sentido. Publicado primeiramente em 1969, em plena Guerra do Vietnã, Matadouro 5 foi classificado pelo conselho editorial da Modern Library como um dos 20 melhores romances em língua inglesa do século XX. Embora seja conhecido como um dos principais romances norte-americanos antiguerra, nele Vonnegut oferece muito mais do que um libelo pacifista. Trata-se de crítica social da mais criativa, inclassificável e atual, da expressão de uma visão de mundo ingênua e desencantada ao mesmo tempo.

Literatura Estrangeira / Ficção / Ficção científica

Edições (8)

ver mais
Matadouro Cinco
Matadouro Cinco
Matadouro Cinco
Matadouro 5

Similares

(36) ver mais
Sobrevivente
No Limite da Realidade
O planeta do Sr. Sammler
O Fortim

Resenhas para Matadouro 5 (60)

ver mais
À Sombra da alegoria dos cadáveres embalsamos
on 16/12/13


"Matadouro 5" era o abatedouro subterrâneo onde Billy Pilgrim e seus colegas prisioneiros de guerra foram encarcerados em Dresden em meio a um grande bombardeio. É um um romance extremamente romance original e ousado. Dá pra entender as loas tecidas por tantos leitores ao Vonnegut. Imaginava o livro como um claro libelo anti-guerra, centrado no massacre de Dresden e com toques de ficção científica. O livro é isso mesmo, mas de um modo muito particular e transversal: a guerra aparece ... leia mais

Vídeos Matadouro 5 (8)

ver mais
DOS MELHORES LIVROS DA VIDA: Matadouro-Cinco, de Kurt Vonnegut

DOS MELHORES LIVROS DA VIDA: Matadouro-Cinco,

Matadouro-cinco, de Kurt Vonnegut - Resenha

Matadouro-cinco, de Kurt Vonnegut - Resenha

Matadouro 5 - Kurt Vonnegut

Matadouro 5 - Kurt Vonnegut

Time, Death, and Slaughterhouse-Five by Kurt Vonnegut (Review)

Time, Death, and Slaughterhouse-Five by Kurt


Estatísticas

Desejam690
Trocam6
Avaliações 4.2 / 1.124
5
ranking 47
47%
4
ranking 34
34%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

44%

56%