A Lenda de Fausto

A Lenda de Fausto Samila Lages


Compartilhe


A Lenda de Fausto





Tudo começou porque os anjos caíram, e porque Ele já não mais os amava. E porque Eles queriam vingança, e por isso, aquele santo haveria de cair também.



Porque o Homem é vulnerável. Porque ele envelhece e enfraquece. Porque ele teme a morte e porque ele deseja.



Tudo.



Tudo ele quer, o ouro, o conhecimento e o prazer. Sim, o sublime prazer que acalenta a alma e faz arder a pele... E que faz cair, cair tão vertiginosamente...



Mas porque também ele ama. Ama profundamente e ama de verdade.



E talvez nisso, ele e aquele demônio se parecessem mais do que podiam imaginar.



E talvez isso valesse o preço de uma alma.







A Lenda de Fausto de Samila Lages é um romance singular, não apenas por seu enfoque polêmico –o qual certamente chocará ao mesmo tempo em que encantará diversos leitores– mas principalmente pela forma como foi colocado. Não se trata apenas de mais uma das tantas versões da famosa lenda alemã sobre o médico que vendeu sua alma a um demônio em troca do conhecimento supremo. É isso e algo mais.



Assim como fizeram grandes escritores com Goethe, Müller, Puchkin, Fernando Pessoa e Thomas Mann, Samila Lages procurou explorar toda a simbologia embutida na personagem de Fausto: um homem capaz de tudo para deter a sabedoria e o progresso. A diferença foi no enfoque escolhido, algo totalmente inovador para uma lenda já contada e recontada tantas vezes: trata-se claramente de uma linda e sensível história de amor proibido, repleta de fantasia e drama.


Através de uma linguagem simples, mas repleta de lirismo e poesia, Samila nos apresenta a um desconhecido Doutor Fausto já no fim de sua vida. Trata-se de um homem que viveu em santidade e dedicou-se exclusivamente à medicina a fim de ajudar as pessoas, mas que agora se encontra sozinho e desamparado diante da velhice e da doença. Certamente, um coração magoado pela ingratidão humana e talvez por isso tão frágil ante as tentações de um demônio.


Belial é o Príncipe infernal do Orgulho, o que logo se nota por suas belas falas sempre repletas de ostentação e soberba. Trata-se de uma personagem simplesmente cativante por sua maldade e sinceridade, e especialmente pela sensualidade que parece emanar a cada gesto. Provavelmente apenas um demônio tão poderoso quanto aquele conseguiria através de sua astúcia e charme tornar escuro o coração de um humano destinado a ser santo.

Ficção

Edições (1)

ver mais
A Lenda de Fausto

Similares

(7) ver mais
A Lenda de Charlie
Anjo Negro
Corações Acorrentados
O Coração de Mosaico

Resenhas para A Lenda de Fausto (5)

ver mais
A Lenda de Fausto... Ou de um amor...
on 20/2/11


A Lenda de Fausto de Samila Lages é um romance singular, não apenas por seu enfoque polêmico –o qual certamente chocará ao mesmo tempo em que encantará diversos leitores– mas principalmente pela forma como foi colocado. Não se trata apenas de mais uma das tantas versões da famosa lenda alemã sobre o médico que vendeu sua alma a um demônio em troca do conhecimento supremo. É isso e algo mais. Assim como fizeram grandes escritores com Goethe, Müller, Puchkin, Fernando Pessoa e Thomas Man... leia mais

Estatísticas

Desejam61
Trocam1
Avaliações 4.5 / 103
5
ranking 67
67%
4
ranking 19
19%
3
ranking 10
10%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

18%

82%

Renan Barcelos
cadastrou em:
20/02/2011 23:00:25
Gûlval
editou em:
11/01/2017 01:11:57