O Punho e a Renda

O Punho e a Renda Edgard Telles Ribeiro


Compartilhe


O Punho e a Renda





Neste seu novo romance que já vem sendo considerado uma obra-prima da ficção política e seu mais importante trabalho, Edgar Telles Ribeiro, escritor e diplomata, mergulha nos bastidores das embaixadas, revelando suas tensões e disputas. Não se trata, porém, do rendilhado charmoso da vida social das rodas diplomáticas - Edgard abre, pela primeira vez no Brasil, uma caixa preta: tendo como tema a ditadura brasileira e as formas de opressão que o sistema gerou no período do regime militar (1964-1985), a obra revela os subterrâneos sinistros da Operação Condor e lida com os grupos de direita que atuaram dentro do Itamaraty nessa época. Aborda complôs para derrubar governos, cumplicidades com torturas, a sede de subir na carreira.
A história é narrada por um diplomata mais jovem, que reconstitui ao longo dos anos o progressivo envolvimento de um determinando colega e amigo, a quem muito admira, com um grupo clandestino ligado ao SNI, a grupos de direita em terceiros países e à CIA. O amigo, Marcílio Andrade Xavier (mais conhecido como Max, por suas iniciais), é brilhante, sofisticado, elegante, bem sucedido. Por suas habilidades especiais, é cobiçado por olheiros de mais de um serviço secreto. A trama passa por Inglaterra, Uruguai, Chile, Estados Unidos e, é claro, Brasil.
Uma história que esperou quarenta anos para ser contada, e "precisou amadurecer e passar pelos filtros da ficção, onde a construção consciente da arte reinventa a realidade numa tessitura semelhante ao que o inconsciente faz com os sonhos: condensa aqui, substitui ali, redistribui acolá", nas palavras de Ana Maria Machado, que assina a orelha. O livro traz também o imaginário da época, as dores e frustrações de quem começou a vida adulta nos anos de chumbo e do "desbunde", das mudanças comportamentais, das drogas. As duas faces: punhos e rendas.




Edições (2)

ver mais
O Punho e a Renda
O Punho e a Renda

Similares

(8) ver mais
Box Coleção Ditadura
1964: O Elo Perdido
50 Anos Do Golpe 1964
O Amor de Pedro por João

Resenhas para O Punho e a Renda (1)

ver mais
Sim e Não
on 27/8/18


O mundo da diplomacia é complexo e formando por muitos funcionários de carreira que ascendem, estabilizam ou derrocam conforme desempenho próprio ou conveniência de superiores. Ministro de primeira classe, que é embaixador. Ministro de segunda classe, Conselheiro, Primeiro-secretário, Segundo-secretário, Terceiro-secretário formandos pelo sacrossanto Instituto Rio Branco em Brasília. Função primordial dos diplomatas de todos os escalões é representar a terra pátria no exterior, articul... leia mais

Vídeos O Punho e a Renda (1)

ver mais
O Punho e a Renda - Edgard Telles Ribeiro

O Punho e a Renda - Edgard Telles Ribeiro


Estatísticas

Desejam9
Trocam3
Avaliações 3.5 / 23
5
ranking 30
30%
4
ranking 22
22%
3
ranking 30
30%
2
ranking 13
13%
1
ranking 4
4%

45%

55%

Jr
cadastrou em:
25/02/2011 19:18:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR