A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas

A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas Bogdan Suchodolski


Compartilhe


A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas


A Pedagogia da Essência e a Pedagogia da Existência




A Pedagogia da Essência, mais antiga, assenta numa concepção ideal do homem, racionalista em Platão, cristã em São Tomás de Aquino.
A Pedagogia da Existência, mais tardia, perceptível já em Rousseau e segundamente em Kierkegaard, toma o homem tal como é e não como deveria ser. O autor acompanha pormenorizadamente o desenvolvimento destas concepções pedagógicas fundamentais e o seu conflito, até a época contemporânea. Poder-se-á pensar que uma tal interpretação geral não explica tudo. Se intentássemos aplicá-la de modo excessivamente sistemático, esbarraríamos com sérias dificuldades, pois a realidade humana é sempre mais rica do que a explicação e a descrição que dela nos faz o espírito humano. Não obstante, fornece-nos um fio condutor precioso. Atribui uma espécie de unidade orgânica à história pedagógica, permite o esclarecimento de diversos aspectos e a correção de abundantes idéias feitas. Isso torna-se perceptível pelo lugar ocupado nesta perspectiva pelas doutrinas de Comenius, de Durkheim ou de B. Russel.
Esta chave abre sem dúvida numerosas portas.

Edições (1)

ver mais
A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 8
5
ranking 38
38%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 13
13%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Bruna
cadastrou em:
02/03/2011 12:52:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR