O Caminho da Prática

O Caminho da Prática Bri. Maya Tiwari


Compartilhe


O Caminho da Prática


A cura feminina pela alimentação,respiração e som




Em seu novo livro, O caminho da prática, a monja védica Bri Maya Tiwari prossegue em seu trabalho de ensinar a sabedoria e as práticas de cura dos Vedas, as escrituras sagradas da Índia que datam de aproximadamente 1500 a.C e a ajudar outras pessoas a encontrarem a cura física e emocional, como ela afirma na introdução. Entre os ensinamentos contidos neste livro estão técnicas de respiração, receitas saudáveis de alimentação, explicações sobre o poder curativo do som e diversas formas de meditar. "Nossa alegria e bem-estar não dependem do corpo físico, mas de aprender mais sobre o espírito dentro de nós e da força vital maior do universo."

O livro é bastante didático nas explicações sobre o hinduísmo e suas mudanças ao longo dos séculos, numa linguagem leve e bastante clara. Dentro deste contexto, a meditação ganha um considerável espaço como elemento indispensável para a redescoberta de si mesmo. "Do período de meditação, você obtém uma capacidade maior de se concentrar completamente na atividade que estiver desempenhando no momento." A autora explica que a cultura contemporânea está tão preocupada em perseguir a saúde que as pessoas já parecem funcionar a partir da idéia de que algo está errado com elas. "Temos de eliminar esta falsa imagem que temos de herdeiros da doença e perseguidores do bem-estar." A dor, que ela conheceu bem após as mais de vinte cirurgias que sofreu quando teve câncer, também é vista aqui como "parte natural da jornada humana."

Bri Maya Tiwari dedica um grande espaço de seu livro à música, não apenas como instrumento de cura, mas também como elemento indispensável para atingir o equilíbrio na vida cotidiana: "Cada um de nós tem dentro de si uma melodia única que responde ao ritmo e à música." Mesmo o silêncio é entendido como parte integrante desta harmonia provocada pelo som, que quanto mais próximo da natureza, segundo ela, mais refinada será sua ressonância harmônica. A autora ensina diversos mantras védicos para as mais diversas situações.

O livro traz também ilustrações mostrando e detalhando os sete chacras do corpo humano, que são centros de energia relacionados a estágios da vida e que são utilizados no sistema de cura védica. Como conhecer e utilizar bem os seus chacras é o que a autora ensina. "Quando as divindades estão despertas, o mantra sagrado de cada chacra se revela a você."

O final do livro é totalmente destinado à alimentação e provavelmente vai fazer muita gente repensar seus hábitos à mesa. A monja ensina receitas para uma vida mais saudável e dá diversas dicas: "Nunca coma se estiver aborrecido ou estressado"; "Jogue fora os temperos velhos, os alimentos congelados e os enlatados"; e "Esteja sempre alerta para o cheiro, a cor, o tato e o gosto dos alimentos." Ao fim do livro o leitor encontrará um interessante glossário de termos védicos.

Edições (1)

ver mais
O Caminho da Prática

Similares


Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 4.3 / 10
5
ranking 60
60%
4
ranking 10
10%
3
ranking 30
30%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

6%

94%

Mag
cadastrou em:
16/04/2011 20:05:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR