Teoria do drama burguês

Teoria do drama burguês Peter Szondi


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Teoria do drama burguês (Cinema, Teatro e Modernidade #8)


Século XVIII




O que há de burguês no "drama burguês" quando este emerge no século XVIII? de onde parte e como se desenvolve a sua teoria? qual a natureza desta e como ela se relaciona com as peças efetivamente escritas pelos próprios autores que a formulam? como podemos anotar a sua dimensão histórica, o seu nexo com o momento em que se constitui, ressaltada a pauta de valores da classe social em ascensão? Estas são perguntas que Peter Szondi - um dos mais destacados pensadores da relação entre teatro e modernidade - responde neste livro, através da análise do traço comum e das diferenças que fazem das teorias de George Lillo, Denis Diderot e Gotthold E. Lessing três versões de uma defesa do novo gênero ajustadas aos contextos nacionais.

Artes / Cinema / Drama

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on 19/11/20


Estudo rico sobre a história da poética, ou, sendo explícita, do teatro francês no séc. VXIII e a decadência do gênero 'comédia heróica' em detrimento da 'tragédia doméstica', com a ascensão burguesa. A nova linguagem dramática (que, segundo Diderot, deveria substituir o classicismo, e que via a bondade do homem, enquanto, mais adiante, Marquês de Sade enxergou neste uma natureza animal), buscou transferir o heroísmo outrora de reis e príncipes para o burguês. Observe que Moliere apres... leia mais

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Felipe Boquimpa
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27/04/2011 22:27:18

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