A Travessia do Rio

A Travessia do Rio Caryl Phillips


Compartilhe


A Travessia do Rio





Finalista do Man Booker Prize em 1993 e vencedor do James Tait Black Memorial Award em 1994, A travessia do Rio é uma ambiciosa e poderosa evocação de 250 anos da diáspora africana.

Nascido na ilha caribenha de São Cristóvão e criado na Inglaterra, o premiado escritor Caryl Phillips (que hoje vive nos Estados Unidos), autor de Uma Margem Distante e Dançando no Escuro, constrói uma narrativa singular e equilibra um brilhante leque de vozes para narrar a história de uma família que teve seus laços desfeitos pela escravidão.No ano de 1753, em tempos de colheitas escassas e desespero, três irmãos são vendidos e entregues a um navio negreiro inglês com destino à América. Através da trajetória dos três irmãos, simbolicamente separados no tempo, em suas jornadas distintas, em épocas e continentes diferentes, acompanhamos também a história de todos os filhos da escravidão.
Nash é um retornado nos anos 1830. Educado como cristão, hábil na escrita e na leitura, ele é enviado à Libéria por seu ex-senhor. Mas ao chegar àquele território, que supostamente seria sua terra natal, ele tem dificuldade em se adaptar ao clima e de conviver com pessoas, tão diferentes dele. Arrancado quando menino da África, ele não mais a reconhece como sua casa. Martha, no final do mesmo século, vê-se separada da filha e do marido, vendidos para outros territórios. Arriscando-se, já com certa idade, na travessia para o Oeste americano, ela se liberta da escravidão, mas não do peso de tudo que sofreu. Travis é um soldado norte-americano lotado em uma aldeia britânica durante a Segunda Guerra Mundial, que conquista o coração de uma inglesa, branca e casada, com quem tem um filho e sonha em uma vida conjunta longe de julgamentos do passado.
Essas três histórias marcantes somam-se aos ocasionais lamentos do pai que teve de vender os próprios filhos e ao diário de viagem de um vendedor de escravos para formar o chamado “coral de muitas vozes”. Passando por diferentes continentes e gerações, Caryl Phillips nos relembra dois séculos e meio de uma história que nunca será esquecida.

Drama / Ficção / História

Edições (1)

ver mais
A Travessia do Rio

Similares

(4) ver mais
Crossing The River
Maravilhas do conto africano
Uma margem distante
Dançando no escuro

Resenhas para A Travessia do Rio (3)

ver mais
on 30/7/22


Com uma escrita cativante, o autor soube conduzir a narrativa de forma a hipnotizar o leitor! A escravidão é o pano de fundo e várias são as perspectivas apresentadas, numa metáfora perfeita para este acontecimento infeliz da nossa história. A cada contexto e personagem que conhecemos, vamos viajando e sofrendo com as experiências descritas: três irmãos, vivendo em épocas e países diferentes, e um pai (o continente africano), que lamenta a venda dos seus filhos, dão o tom à esta conflu... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam2
Avaliações 3.8 / 21
5
ranking 19
19%
4
ranking 48
48%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Rafael
cadastrou em:
15/06/2011 17:16:46
CrisVieira~
editou em:
08/02/2023 22:50:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR