O livro das citações

O livro das citações Eduardo Giannetti
Eduardo Giannetti


Compartilhe


O livro das citações


Um breviário de ideias replicantes




Fruto de um trabalho de pesquisa de mais de três décadas, este novo livro do autor de Autoengano e O valor do amanhã traça, valendo-se exclusivamente de frases dos próprios pensadores, filósofos e escritores, um vivo panorama intelectual dos últimos 2500 anos.

À maneira de um cento ("mosaico literário") renascentista, este é um livro feito inteiramente de fragmentos de outros livros. O prefácio é uma coleção de citações sobre a inutilidade dos prefácios; a conclusão reúne passagens sobre a arte de concluir. Fruto de três décadas de garimpo, tudo nele é tomado de empréstimo - tudo foi cuidadosamente peneirado e pinçado de um patrimônio intelectual abrangendo distintas tradições e 25 séculos de contribuições à filosofia, ciência e literatura universais.

Não se trata de uma simples coletânea de provérbios, aforismos ou ditos espirituosos. Trata-se, como define o subtítulo, de "um breviário de idéias replicantes": um livro que identifica um conjunto de feixes temáticos, junta pontos cruciais da árvore genealógica de cada um deles e ilustra com profusão de exemplos - verdadeiras famílias de indagações e conjecturas, reflexões e inquietações humanas - sua capacidade de propagação na história das idéias.

O livro das citações está estruturado em quatro grandes temas: o uso da linguagem; a busca do saber; a conduta individual e a ética cívica. Ao longo de 36 capítulos, o leitor poderá perambular prazerosamente ao acaso, como na companhia de um amigo a quem se retorna, e encantar-se com coleções de citações encadeadas que nos levam da "ansiedade do tempo" ao "ponto de vista cósmico"; da "fome execranda do ouro" ao "feitiço da linguagem"; do "elogio do sono" a "amor, sexo, amizade"; de "a civilização entristece" aos "efeitos morais e intelectuais dos trópicos".

Por que ler os clássicos? A resposta pode ser encontrada em cada página deste livro. Servindo-se com habilidade de milhares de fragmentos e fazendo da disposição ordenada dessa multiplicidade de trechos a matéria-prima de uma obra original, Eduardo Giannetti oferece ao leitor nada menos que um cosmos vivo de citações. Basta abrir O livro das citações ao acaso e desfrutar do prazer estético e cognitivo que emana do singular arranjo de peças deste luminoso mosaico.

Artes / Filosofia / Psicologia

Edições (1)

ver mais
O livro das citações

Similares

(8) ver mais
Mau Humor
Autoengano
O Valor do Amanhã
História da Filosofia Ocidental

Resenhas para O livro das citações (6)

ver mais
O selecionador no campo do pensamento
on 14/2/14


O Livro das Citações (subtitulado Um breviário de ideias replicantes) encerra ditos de inúmeros pensadores, economistas, escritores, artistas, cientistas, etc., desde antes da era cristã até os primeiros anos da década passada (a edição é de 2008). É dividido em quatro seções ou partes. Na parte I as citações estão agrupadas sob Ler, Escrever, Ser Compreendido; a seção II se refere à Formação de Crenças e Busca do Conhecimento; na III elas dizem respeito a Ética Pessoal: Vícios, Virt... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam1
Avaliações 4.0 / 98
5
ranking 36
36%
4
ranking 33
33%
3
ranking 27
27%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

42%

58%

Rodrigo Andrade
cadastrou em:
06/03/2009 17:43:39
Alê | @alexandrejjr
editou em:
18/02/2024 10:00:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR