Farda Fardão Camisola de Dormir

Farda Fardão Camisola de Dormir Jorge Amado


Compartilhe


Farda Fardão Camisola de Dormir





Quando o Estado Novo de Getúlio Vargas ainda flerta com o eixo nazifascista, a morte súbita e prematura do poeta Antônio Bruno abre uma vaga na Academia Brasileira de Letras. Quem prontamente se candidata é o coronel Sampaio Pereira, chefe da repressão política do regime e simpatizante do nazismo.
Alarmados com a possibilidade de ver um inimigo da cultura ocupar a cadeira do boêmio, sedutor e gaiato Bruno, alguns veteranos acadêmicos articulam a anticandidatura de outro militar, de oposição, o general reformado Waldomiro Moreira. Segue-se então uma memorável e imprevisível campanha eleitoral na Academia.
Misturando personagens fictícios a figuras históricas, Jorge Amado reconstitui neste romance de maturidade - escrito em 1979, momento declinante de outra ditadura -, o ambiente político e cultural dos tempos do Estado Novo, em especial no Rio de Janeiro. De vetustos eruditos a operários comunistas, de refinadas damas da sociedade a sórdidos torturadores, os mais variados tipos sociais desfilam por estas páginas, configurando um painel vívido e colorido do Brasil da época.

Romance

Edições (7)

ver mais
Farda Fardão Camisola de Dormir
Farda Fardão Camisola de Dormir
Farda Fardão camisola de dormir
Farda Fardão Camisola de Dormir

Similares

(8) ver mais
Pequeno Anedotário da Academia Brasileira
Assassinatos na Academia Brasileira de Letras
A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua
Hora da Guerra

Resenhas para Farda Fardão Camisola de Dormir (10)

ver mais
Coisa de mestre
on 24/1/11


Jorge Amado é um mestre, sem dúvida um dos maiores escritores brasileiros e ninguém poderia se surpreender se alguém o colocasse com o maior de todos. Autor de clássicos como “Capitães de Areia” e “Gabriela, cravo e canela”, tem uma vasta biografia, toda em alto nível. Grande parte de seus clássicos se passam em seu estado natal, a Bahia, e são carregados de sensualidade e de tradições baianas oriundas da África. Este não é o caso de “Farda, fardão, camisola de dormir” que se passa no ... leia mais

Estatísticas

Desejam59
Trocam39
Avaliações 3.6 / 391
5
ranking 21
21%
4
ranking 32
32%
3
ranking 35
35%
2
ranking 9
9%
1
ranking 2
2%

37%

63%

Weriks Iglesias
cadastrou em:
04/01/2009 23:12:20