O Livro dos Insultos

O Livro dos Insultos HL Mencken




O Livro dos Insultos





A língua mais afiada da história do jornalismo está de volta. A Companhia das Letras reedita, na coleção Jornalismo Literário, O Livro dos Insultos de H. L. Mencken, com seleção, tradução e posfácio de Ruy Castro e um apêndice de Paulo Francis. Lançado entre nós em 1988, O livro dos insultos trazia pela primeira vez para o leitor brasileiro as ideias explosivas e polêmicas do mais famoso jornalista americano das décadas de 1920 e 1930.
Da sua trincheira na cidade de Baltimore, no estado de Maryland, Henry-Louis Mencken (1880-1956) escreveu praticamente sobre tudo,sempre disposto corajosamente a desafiar o senso comum e as opiniões estabelecidas. Nesta amostra do melhor do pensamento de Mencken, Ruy Castro selecionou textos sobre homens e mulheres, sobre religião, moral, morte, governo, democracia, jornalismo, boxe, economia, psicologia, literatura, escritores, música (uma de suas paixões), pintura e até uma reflexão sobre os zoológicos. h. l. mencken nasceu em Baltimore, em 1880. Jornalista, crítico e filólogo, ficou conhecido pelo sarcasmo e pelas ideias polêmicas. Trabalhou para a cadeia de jornais Sun e editou, junto com seu amigo George Jean Nathan, entre 1920 e 1934, duas revistas que foram célebres enquanto duraram: a Smart Set e a American Mercury. Morreu em 1956, na sua cidade natal.

Edições (3)

ver mais
O Livro dos Insultos
O Livro dos Insultos
O Livro dos Insultos

Similares

(2) ver mais
Ditos e Desditos
Breviário de Decomposição

Resenhas para O Livro dos Insultos (6)

ver mais
Recomendo - com ressalvas
on 3/4/10


Para mim, foi muito importante a leitura de "O livro dos insultos". Não por todas as ideias de H. L. Mencken, mas sem dúvida por sua atitude. Ele é uma avalanche sobre todas as hipocrisias. O problema é quando põe seu brilhantismo a serviço de sua cabeça-durice. Porque também tem ideias tortas e tende a orgulhar-se delas. Parece considerar questão de honra ter opinião formada sobre cada centavo do universo, ainda que pela mais pura especulação desembasada. Assim, se ele pode ser cons... leia mais

Estatísticas

Desejam60
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 127
5
ranking 46
46%
4
ranking 34
34%
3
ranking 19
19%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

55%

45%

Felipe
cadastrou em:
15/03/2009 23:06:42