Os Caminhos para a Modernidade

Os Caminhos para a Modernidade Gertrude Himmelfarb
4.53333 15




Os Caminhos para a Modernidade


Os Iluminismos Britânico, Francês e Americano




Gertrude Himmelfarb, também autora dos altamente recomendáveis Victorian Minds (1968), On Looking into the Abyss: Untimely Thoughts on Culture and Society (1994) e The Moral Imagination: From Edmund Burke to Lionel Trilling (2006), erigiu neste livro um ensaio interpretativo sobre os Iluminismos britânico, francês e americano em suas dimensões sociológicas, políticas e filosóficas.

A análise comparada resgata o significado do Iluminismo e o recupera do domínio e da usurpação empreendidos pelos franceses, como ela mesma qualifica o trabalho, propondo-se também à tarefa igualmente ambiciosa de restituí-lo aos britânicos, que contribuíram para fundá-lo. Caminhos para a Modernidade resgata o sentido do Iluminismo ao expor criticamente suas origens e diversidade, permitindo que ele não seja percebido exclusiva e restritivamente como um movimento francês.

Edições (1)

ver mais
Os Caminhos para a Modernidade

Similares


Resenhas para Os Caminhos para a Modernidade (1)

ver mais
Os iluminismos que ecoam na contemporaneidade ocidental


No livro Gertrude faz um panorama entre três iluminismos: o inglês, o francês e o americano. E como essas vertentes – tendo características positivas ou negativas - ecoam na contemporaneidade dentro da tradição ocidental. Ela dedica mais tempo ao capítulo sobre o iluminismo inglês, intitulado “sociologia da virtude”; principalmente, por conter os valores morais de qualquer sociedade civilizada: a benevolência, a compaixão, a solidariedade. Não era uma sociedade que queria revoluçõe...

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 4.5 / 15
5
ranking 60
60%
4
ranking 33
33%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

83%

17%