As Esganadas

As Esganadas Jô Soares




As Esganadas





Como ator e comediante, o Jô é um grande fazedor de tipos. Sabe como poucos construir um personagem, definí-lo com um detalhe e dar-lhe vida com graça e inteligência. Como autor, essa sua maestria se expande: os tipos são postos no mundo e, mais do que no mundo, numa trama — e o seu criador, eu quase escrevi Criador, pois não deixa de ser um trabalho de Deus, se solta. Toda a ficção do Jô é feita de grandes personagens envolvidos em grandes tramas.
Os tipos e a trama deste livro são especialmente engenhosos e através deles o autor nos dá um retrato saboroso do Rio de Janeiro no fim dos anos 1930 e começo do Estado Novo — o Rio das vedetes que davam e dos políticos que tomavam, das estrelas do rádio e das corridas de “baratinhas”. E nesse mundo em ebulição chega uma figura portuguesa, saída de um poema do Fernando Pessoa, para elucidar o estranho e terrível caso das gordas desaparecidas que…
Mas não vou revelar mais nada. Um dos prazeres da literatura policial é ir acompanhando o desvendar de uma trama, levados de revelação a revelação por alguém com a fórmula exata para nos enlevar — e enredar. No caso do Jô, quem nos guia é um autor que já provou seu domínio do gênero, e que aqui se supera na perfeita dosagem de invenção, humor e erudição que nos prende desde a primeira página, desde a epígrafe.
Prepare-se para ser enlevado e enredado, portanto. E prepare-se para outras sensações. Só posso dizer que a trama deixará você, ao mesmo tempo, horrorizado e com fome. E que depois da sua leitura os Pastéis de Santa Clara jamais significarão o mesmo.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
As Esganadas

Similares

(9) ver mais
O Opositor
Evolução Decrescente
No vermelho
O Homem Federal

Resenhas para As Esganadas (217)

ver mais
A fórmula já está um pouco desgastada
on 23/10/11


Neste quarto romance policial, Jô Soares (relembrando os anteriores: Xangô de Baker Street, O Homem que Matou Getúlio Vargas e Assassinatos na Academia Brasileira de Letras) nos apresenta, novamente, uma história sobre assassinatos em série ambientada no Rio de Janeiro e, desta vez, na época do Estado Novo (1938). Como nos demais romances, ele mescla dados reais e personagens históricos com personagens e situações ficcionais. Dos personagens históricos que aparecem, ou são citados na ... leia mais

Vídeos As Esganadas (6)

ver mais
Leituras de Maio (2017) | Um Livro e Só

Leituras de Maio (2017) | Um Livro e Só

Metas para 2017 | Um Livro e Só

Metas para 2017 | Um Livro e Só

Resenha de As Esganadas

Resenha de As Esganadas

As desaparecidas - teaser

As desaparecidas - teaser


Estatísticas

Desejam452
Trocam240
Avaliações 3.6 / 4.592
5
ranking 22
22%
4
ranking 30
30%
3
ranking 33
33%
2
ranking 12
12%
1
ranking 3
3%

36%

64%

Débora
editou em:
08/03/2017 21:18:53