Um Delicado Equilíbrio

Um Delicado Equilíbrio Rohinton Mistry


Compartilhe


Um Delicado Equilíbrio


Romance Indiano




A Índia contemporânea em toda a sua fascinação e mistério. "Um Delicado Equilíbrio", do premiado escritor Rohinton Mistry, lançamento da Editora Objetiva, foi saudado pela crítica internacional como o grande romance indiano desta década. Um verdadeiro épico humanista, um livro monumental, que transporta o leitor às ruas de Bombaim, colocando-o em contato com seus cheiros e sons, com sua gente sofrida lutando para sobreviver em meio aos desafios cotidianos sem perder sua dignidade. Num país governado por uma elite corrupta - sob o "estado de emergência" anunciado por Indira Gandhi em 1975 - quatro personagens vêem suas vidas inesperadamente entrelaçadas. A viúva Dina Dalal, costureira de quarenta e poucos anos, têm como inquilinos o estudante Maneck Kohlah, que deixa sua casa aos pés do Himalaia porque os pais desejam vê-lo em uma escola da cidade; o alfaiate Ishvar Darji, otimista inveterado; e seu teimoso sobrinho adolescente, Omprakash, ambos foragidos da violência de casta em sua aldeia. São todos integrantes de uma sociedade cruel e desigual, que o autor denuncia com o gênio dos grandes escritores realistas. Rohinton Mistry, deixou a Índia em 1975, passando a viver em Toronto, Canadá. Desde seu primeiro romance, "Such a Long Journey", vem colecionando importantes prêmios literários. Com "Um Delicado Equilíbrio", conquistou o Giller Prize de 1995, o Commonwealth Writers Prize for Best Book in the Caribbean and Canada também de 95 e o Los Angeles Times Prize de 1997.

Maneck Kohlah, estudante, arrancado de sua casa junto a uma estançãozinha aos pés do Himalaia pela boa intenção dos pais que desejavam vê-lo frequentando uma escola na cidade.

Ishvar Daril, otimista inveterado,e seu teimoso sobrinho adolescente, Omprakash,alfaites que fugiram de um legado de violência de casta em sua pequena vila indiana.

Estes 4 personagens sem um passado em comum veem suas vidas inesperadamente entrelaçadas. Sua fé inabalavel, seu humor, sua independencia são as armas que usam para construir uma proteção contra as tramas tortuosas da vida.

Um verdadeiro epico humanista, um livro monumental, que transporta o leitor as ruas de Bombaim, colocando-o em contato com seus cheiros e sons, com sua gente sofrida lutando para sobreviver em meio aos desafios cotidianos sem perder sua dignidade.

Romance

Edições (1)

ver mais
Um Delicado Equilíbrio

Similares

(1) ver mais
A Fine Balance

Resenhas para Um Delicado Equilíbrio (2)

ver mais
Considerações
on 26/11/11


É um livro fenomenal. Um livro triste, pelo seu conteúdo, mas realista e perfeitamente detalhado. É um daqueles livros em que você entra profundamente no cenário e na história, de tal forma que consegue até sentir o cheiro do lugar. De tão bem detalhado, eu tive a sensação de realmente ter estado na Índia. Pouco tempo depois assisti a um documentário sobre a cultura indiana e parecia que eu já havia andado por todas aquelas ruas e vivido aquelas experiências. E os personagens, fiquei ... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam1
Avaliações 4.7 / 36
5
ranking 72
72%
4
ranking 25
25%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Debynha
cadastrou em:
05/01/2009 02:08:01
Adriana.SzT
editou em:
28/04/2019 12:15:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR