História do Mundo em 6 Copos

História do Mundo em 6 Copos Tom Standage


Compartilhe


História do Mundo em 6 Copos





Tom Standage escolhe um ângulo inusitado para analisar as civilizações: as bebidas. Em seis copos, o autor mostra como a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola influenciaram os rumos da história mundial e definiram políticas e práticas sociais. Da pré-história à era da globalização, as sociedades elegeram diferentes bebidas e tiveram suas trajetórias fortemente ligadas a elas.

A descoberta da cerveja na Mesopotâmia é associada ao estabelecimento de tribos nômades em locais fixos e à adoção da agricultura, e foi um dos fatores decisivos para o desenvolvimento da escrita. Muitos séculos depois, no apogeu da civilização grega, era o vinho que desempenhava o papel central nas relações sociais e religiosas, representando a sofisticação e a própria cultura gregas. Mais tarde, também os romanos o elegeram como símbolo de status e poder.

Algumas bebidas determinaram até a política externa das nações. Foi o caso dos destilados, que influenciaram a relação das metrópoles europeias com suas colônias e cuja taxação precipitou o processo de independência dos EUA. O mesmo ocorreu com o chá, responsável por embates no continente americano assim como na Ásia, onde as conturbadas relações com a China em torno do comércio das folhas resultaram na Guerra do Ópio e na exploração crescente da Índia. O café, uma descoberta árabe, teve grande sucesso na Europa, representando com perfeição os valores da era da razão. Os cafés públicos propiciavam o debate e a difusão de novas ideias, formando uma ágil rede de informações - a Internet primitiva. A bebida que mais se identifica com os tempos atuais, porém, é a Coca-Cola. Encarnando os valores de liberdade individual e progresso, tornou-se um dos ícones da globalização.

O autor termina sua viagem com um epílogo dedicado à água, base de todas as bebidas consumidas pelos seres humanos e fator cada vez mais determinante da geopolítica mundial.

História / Culinária e Gastronomia

Edições (1)

ver mais
História do Mundo em 6 Copos

Similares

(2) ver mais
Uma História Comestível da Humanidade
Em busca do prato perfeito

Resenhas para História do Mundo em 6 Copos (7)

ver mais
on 15/8/09


O que a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola tem em comum ? Para o autor de “História do mundo em 6 copos” essas foram as bebidas mais importantes da história da humanidade. De vez em quando, ou melhor, quase sempre, o autor exagera um pouco na importância das bebidas para a história da humanidade. Ao ler o capítulo sobre a cerveja, por exemplo, você pode ficar com a impressão de que a civilização só foi inventada porque alguém deixou alguns grãos apodrecerem n... leia mais

Vídeos História do Mundo em 6 Copos (1)

ver mais
Livro de Não Ficção - Resenha - A História do Mundo em 6 copos

Livro de Não Ficção - Resenha - A História do


Estatísticas

Desejam48
Trocam2
Avaliações 4.0 / 139
5
ranking 35
35%
4
ranking 40
40%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

42%

58%

Funheca
cadastrou em:
19/03/2009 20:43:41
EvertonAC
editou em:
11/02/2016 11:02:13