Inspiração à Beira do Abismo

Inspiração à Beira do Abismo Jocir Prandi




Inspiração à Beira do Abismo





Apresentação de Moacyr Scliar:



Inspiração à Beira do Abismo é, antes de mais nada, uma grata surpresa. Trata-se de um livro de contos e o conto é um gênero muito difícil, sobretudo por causa de sua enganadora facilidade. Mário de Andrade uma vez disse que conto é tudo aquilo que o autor quer chamar de conto e muitos contistas, sobretudo os jovens, acharam que esta definição, vinda de um autor consagrado, permitia qualquer tipo de aventura ficcional. Mas não é assim. O conto é um importante gênero literário e requer, de quem nele se aventura, conhecimento, disciplina, rigor. Pois bem, Jocir Prandi tem todas estas condições e ainda outras. Para começar, sabe contar uma história, sabe prender o leitor com sua narrativa. Tem um seguro domínio da palavra, o que é fundamental, pois a palavra é o instrumento de criação estética do escritor. Seus personagens respiram autenticidade, como vemos, por exemplo, em Sarjeta, pungente retrato de nossa realidade. E finalmente não lhe falta um toque lírico, poético, que podemos detectar nesta pequena e esplêndida peça literária chamada Vazio. São umas poucas linhas, mas a densidade de emoção e de beleza ali é imensa. Pensem numa frase como “meus botões puxando conversa”, digna de um Mário Quintana, na medida em que inverte de forma inusitada o habitual “conversando com meus botões”. Mais adiante, e como uma espécie de clímax, descobrimos que há “no sono ou na vigília, sonhos, muitos sonhos para sonhar”. A fórmula perfeita para uma vida bem vivida. Uma lição que Jocir Prandi nos ensina com competência, com afeto, com generosidade.



Moacyr Scliar



“Inspiração à Beira do Abismo” reúne doze histórias por vezes angustiantes, por vezes cômicas, mas sempre (se não emocionantes) emocionadas. Em Recanto, cidade do interior gaúcho, num ambiente comum marcado por vícios e força de vontade, medo e coragem, arrogância e humildade, tristezas e alegrias, egoísmo e solidariedade, personagens debatem-se em busca da felicidade. Mas a luta é complicada, não pode ser vencida sem perseverança, sem humildade, sem decisões corajosas, sem inspiração. Requisitos difíceis. A inspiração, por exemplo, por vezes se oculta quando mais se precisa dela, seja para escrever em prosa ou verso, seja para reverter situação difícil, seja para alcançar a redenção, seja para salvar a própria vida. Entretanto, repentinamente, ela pode surgir, mesmo quando já se perdeu a esperança de a encontrar, após um diagnóstico desenganador, na letra de uma canção, diante de um calendário, ao correr de uma lágrima, antes da próxima garrafa. Ou à beira de um abismo.

Edições (1)

ver mais
Inspiração à Beira do Abismo

Similares


Resenhas para Inspiração à Beira do Abismo (17)

ver mais
MINHAS SINCERAS IMPRESSÕES
on 15/7/09


INSPIRAÇÃO À BEIRA DO ABISMO Emoções, paixões, decepções, sofrimentos, êxtases, saudades, doces e amargas lembranças, estes são alguns dos sentimentos bem escritos e minuciosamente explorados nesse livro de contos. São doze histórias curtas e diretas, encantadoras, intrigantes e, muito, mas muito emocionantes! Jocir Prandi, com sua habilidade literária, numa linguagem simples e em poucas páginas, foi capaz de desmistificar o conflito entre a essência do corpo e o interior da alma. E... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 4.4 / 35
5
ranking 66
66%
4
ranking 17
17%
3
ranking 9
9%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Nana
cadastrou em:
20/03/2009 19:20:16