Rosa Parks: não à discriminação racial

Rosa Parks: não à discriminação racial Nimrod




Rosa Parks: não à discriminação racial





Escrito por Nimrod, esta biografia romantizada descreve um momento-chave na vida de Rosa Parks, uma das mais importantes ativistas do movimento negro norte-americano: o dia em que, sentada num ônibus, ela se recusa a ceder seu lugar a um homem branco, infringindo as leis vigentes na época. Seu ato de “desobediência civil” evidenciou as desigualdades norte-americanas e o confronto que aquela sociedade travava entre o passado escravagista e o presente discriminador. Rosa Parks se tornou marco na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos e inspirou inúmeras lideranças e grupos contrários ao racismo e ao apartheid em diferentes lugares.
No prefácio deste livro, Acácio S. Almeida Santos (professor do Departamento de Antropologia da PUC-SP) escreve que “o leitor brasileiro tem aqui a oportunidade de participar de uma das mais singelas homenagens à memória da mãe da luta pelos direitos civis nos EUA, num surpreendente e inquietante relato de como a comunidade afro-americana se levantou contra as leis Jim Crow e promoveu o mais longo boicote ao transporte público de que se tem notícia”.

Sobre o autor - Nimrod nasceu em 1959 no Chade, país que pertencia à África Equatorial Francesa,. Hoje mora e escreve na França. Publicou vários livros de poesia e fundou as revistas literárias Aleph Beth e Agotem.

Edições (1)

ver mais
Rosa Parks: não à discriminação racial

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 14
5
ranking 36
36%
4
ranking 36
36%
3
ranking 21
21%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Pluricom
cadastrou em:
01/12/2011 19:28:32