Emílio

Emílio Jean-Jacques Rousseau


Compartilhe


Emílio


ou da Educação




O chamado J.J. Rosseau será detido e levado às prisões da portaria do Palácio. Como de hábito, as condenações apenas garantiram ao livro toda a publicidade que ele merecia; foi um dos grandes sucessos do século. Mas o amor real às crianças e a liberdade que nele respiramos fazem dele um livro de todos os tempos.



Emílio, ou Da Educação é uma execelente obra filosófica sobre a natureza do homem escrito por Jean-Jacques Rousseau em 1762, que disse “Emílio foi o melhor e mais importante de todas minhas obras,” aborda temas políticos e filosóficos referentes à relação do individuo com a sociedade, particularmente explica como o individuo pode conservar sua bondade natural (Rousseau sustenta que o homem é bom por natureza), enquanto participa de uma sociedade inevitavelmente corrupta. No Emílio, Rousseau propõe, mediante a descrição do mesmo, um sistema educativo que permita ao “homem natural” convier com essa sociedade corrupta. Rousseau acompanha o tratado de uma história romanceada do jovem Emílio e seu tutor, para ilustrar como se deve educar ao cidadão ideal. No entanto, Emílio não é um guia detalhado, ainda sim inclui alguns conselhos sobre como educar as crianças. Hoje se considera o primeiro tratado sobre filosofía da educação no mundo ocidental.



O texto se divide em cinco “livros”, os três primeiros dedicados à infância de Emílio, o quarto à sua adolescência, e o quinto à educação de Sofia a “mulher ideal” e futura esposa de Emílio, e à vida doméstica e civil deste.



O Emílio foi proibido e queimado em Paris e em Genebra, por causa do controvertido fragmento sobre a “Profissão da fé do vigário de Savoyano”; porém, apesar, ou por causa de sua reputação, rapidamente se converteu em um dos livros mais lídos na Europa. Durante a Revolução francesa o Emílio serviu como inspiração do novo sistema educativo nacional.




Edições (5)

ver mais
Emílio ou Da Educação
Emílio ou Da Educação
Emílio
Emílio

Similares

(15) ver mais
O Contrato Social
Filosofia e Educação no Emílio de Rousseau
EMÍLIO - I
Conversa com o Senhor de Sacy sobre Epiteto e Montaigne

Resenhas para Emílio (11)

ver mais
Incrível
on 21/1/21


É um livro completo e bastante edificante em relação ao tema educação, não concordei com algumas partes principalmente no livro V. Mas o livro é muito bom e as ideias são ótimas para a época! Há diversos assuntos atuais também.... leia mais

Estatísticas

Desejam159
Trocam2
Avaliações 4.0 / 170
5
ranking 42
42%
4
ranking 30
30%
3
ranking 23
23%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

36%

64%

Schimanski
cadastrou em:
22/03/2009 16:41:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR